Património Português no Mundo/Portuguese Heritage in the world - 2. semestre

Objetivos

Conhecer e compreender a presença portuguesa nos diferentes palcos geográficos durante os séculos XVIXVIII e o património edificado e móvel resultantes dos contactos estabelecidos e das interacções fomentadas com diferentes civilizações, nomeadamente:
a) Compreender a heterogeneidade da presença portuguesa no mundo e o património que lhe está associado;
b) Compreender e analisar algumas tipologias e modelos que podem ser entendidas como paradigmáticas deste universo;
c) Compreender a transposição de modelos, os experimentalismos e as adaptações;
d) Utilizar criticamente alguns dos conceitos operativos utilizados;
e) Reflectir sobre as especificidades metodológicas do estudo de corpus artísticos com referentes europeus, mas gerados em espaços ultramarinos.

Caracterização geral

Código

722061102

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Curvelo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, A Arte de Goa, Damão e Diu. Lisboa: Comissão Executiva do 5º Centenário do
Nascimento de Vasco da Gama, 1970.
BOUCHON, Geneviève, “Premières expériences d’une société coloniale: Goa au XVIe siècle”. Inde Découverte, Inde Retrouvée 1498-1630. Études d’Histoire Indo-Portugaise. Lisbonne; Paris: Commission Nationale pour les Commémorations des Découvertes Portugaises; Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1999, p. 291-301.
DIAS, Pedro, Arte de Portugal no Mundo, 15 vols. Lisboa: Público, 2008-2009.
Património de origem portuguesa no mundo. Dir. José Mattoso. 4 Vols. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian, 2010.
FLORES, Jorge Manuel, “Um império de objectos”, Os Constructores do Oriente Português. Porto: CNCDP, 1998, p.15-51.
GOMES, Paulo Varela, \"Portuguese settlements and trading centres\", 14,5 Ensaios de História e Arquitectura. Coimbra: Almedina, 2007.
THOMAZ, Luís Filipe F. R., De Ceuta a Timor. Lisboa: Difel, 1994. [Col.Memória e Sociedade]

Método de ensino

Ensino teórico-prático, com recurso a imagens e a textos.

Método de avaliação

Em conformidade, a avaliação final consistirá na elaboração de uma ficha de leitura a ser discutida numa sessão teórica (40%) e na elaboração de um trabalho final individual, a ser apresentado por escrito e oralmente (60%).

Conteúdo

I) O conceito de património no contexto do estudo da presença portuguesa no mundo.
II) Estado da arte.
III) Apresentação e reflexão sobre conceitos e termos.
IV) Património edificado.
V) As artes portáteis.
VI) Conexões do património cultural: o património imaterial associado ao universo artístico e material.