Património Português no Mundo/Portuguese Heritage in the world - 2. semestre
Objetivos
Conhecer e compreender a presença portuguesa nos diferentes palcos geográficos durante os séculos XVIXVIII e o património edificado e móvel resultantes dos contactos estabelecidos e das interacções fomentadas com diferentes civilizações, nomeadamente:
a) Compreender a heterogeneidade da presença portuguesa no mundo e o património que lhe está associado;
b) Compreender e analisar algumas tipologias e modelos que podem ser entendidas como paradigmáticas deste universo;
c) Compreender a transposição de modelos, os experimentalismos e as adaptações;
d) Utilizar criticamente alguns dos conceitos operativos utilizados;
e) Reflectir sobre as especificidades metodológicas do estudo de corpus artísticos com referentes europeus, mas gerados em espaços ultramarinos.
Caracterização geral
Código
722061102
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Curvelo
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
AZEVEDO, Carlos de, A Arte de Goa, Damão e Diu. Lisboa: Comissão Executiva do 5º Centenário do
Nascimento de Vasco da Gama, 1970.
BOUCHON, Geneviève, Premières expériences dune société coloniale: Goa au XVIe siècle. Inde Découverte, Inde Retrouvée 1498-1630. Études dHistoire Indo-Portugaise. Lisbonne; Paris: Commission Nationale pour les Commémorations des Découvertes Portugaises; Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1999, p. 291-301.
DIAS, Pedro, Arte de Portugal no Mundo, 15 vols. Lisboa: Público, 2008-2009.
Património de origem portuguesa no mundo. Dir. José Mattoso. 4 Vols. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian, 2010.
FLORES, Jorge Manuel, Um império de objectos, Os Constructores do Oriente Português. Porto: CNCDP, 1998, p.15-51.
GOMES, Paulo Varela, \"Portuguese settlements and trading centres\", 14,5 Ensaios de História e Arquitectura. Coimbra: Almedina, 2007.
THOMAZ, Luís Filipe F. R., De Ceuta a Timor. Lisboa: Difel, 1994. [Col.Memória e Sociedade]
Método de ensino
Ensino teórico-prático, com recurso a imagens e a textos.
Método de avaliação
Em conformidade, a avaliação final consistirá na elaboração de uma ficha de leitura a ser discutida numa sessão teórica (40%) e na elaboração de um trabalho final individual, a ser apresentado por escrito e oralmente (60%).
Conteúdo
I) O conceito de património no contexto do estudo da presença portuguesa no mundo.
II) Estado da arte.
III) Apresentação e reflexão sobre conceitos e termos.
IV) Património edificado.
V) As artes portáteis.
VI) Conexões do património cultural: o património imaterial associado ao universo artístico e material.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: