Imagens identitárias na arte do século XIX - 1. semestre
Objetivos
- Compreender a reivindicação da ´arte portuguesa´ no contexto da afirmação dos nacionalismos políticos e culturais do século XIX; Contextualizar o culto do património e a definição dos «Monumentos pátrios»; Analizar a emergência e a afirmação do Neo-manuelino como «estilo nacional»; Confrontar a questão da «Casa portuguesa» perante os modelos de desenvolvimento arquitectónico de matriz internacional; Compreender a importância da pintura naturalista na criação das imagens de Portugal, dominadas pelos valores antropológicos da ruralidade; Valorizar a modernidade da obra de Rafael Bordalo Pinheiro; Analisar os valores polissémicos da figura do «Zé povinho».
Caracterização geral
Código
722061103
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Henriques da Silva
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
FRANÇA, José-Augusto A Arte em Portugal no século XIX, 2 vols. Lisboa: Livraria Bertrand, 3ª ed. 1990 (1ª ed.1966); LEAL, João Etnografias Portuguesas (1870-1970). Cultura Popular e Identidade Nacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote,
2000;SILVA, Raquel Henriques da - Desenhar para rir: a sociedade burguesa ao espelho in Guia do Museu Bordalo Pinheiro. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2005;SILVA, Raquel Henriques da O naturalismo e o portuguesismo em Pintura in João Vaz 1859-1931. Um pintor do naturalismo. Lisboa: Instituto Português deMuseus/Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 2005
Método de ensino
Os seminários serão teórico-práticos, determinando a leitura de textos fundamentais em aula, contando com a participação de especialistas e visitas de estudo relacionadas. Cada aluno elaborará, até à 4ª sessão, o seu projecto pessoal de participação no seminário e o modelo de avaliação seleccionado. Este prevê recensões críticas, relatórios temáticos e/ou trabalho individual de desenvolvimento.
Método de avaliação
Conteúdo
1. As transformações políticas em Portugal decorrentes da implantação do regime liberal. 2. A extinção dos conventos e o nascimento do patrimonialismo. 3.O Neo-manuelino estilo nacional, entre a ´invenção´ do Manuelino e a sua apropriação simbólica. 4. A «Casa portuguesa» no contexto internacional e nacional de reivindicação da Pátria na arquitectura. 5. A pintura naturalista, entre os modelos europeus e as recriações nacionais, ao serviço da celebração da paisagem e do «Povo». 6. Rafael Bordalo Pinheiro e a emergência das artes industriais; a caricatura como projecto de modernidade.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: