A cidade na cultura Oitocentista - 2. semestre
Objetivos
Compreender as profundas transformações da cidade, decorrentes da industrialização e da economia liberal; Discutir os modelos de desenvolvimento urbano; Analisar os elementos constitutivos do nascente urbanismo; Implicar as dinâmicas sociais na hierarquização dos espaços urbano-arquitectónicos; Compreender os rituais da vida urbana no espaço da cidade e nos seus equipamentos culturais; Concretizar as questões em análise no espaço de Lisboa oitocentista.
Caracterização geral
Código
722061104
Créditos
10
Professor responsável
Raquel Henriques da Silva
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
- CHOAY, Françoise - L´Urbanisme., utopies et réalités. Une anthologie. Paris, Du Seuil, 1965.
BENEVOLO, Leonardo - História da Cidade, S. Paulo, Perspectivas, 3ª ed., 2001.
LINCH, Kevin - A imagem da cidade, Lisboa, ed. 70, 1982 (1960).
- SILVA, Raquel Henriques da -Desenvolvimento urbanístico. Os novos bairros\"; \"O Passeio Público e a Avenida da Liberdade\" in O Livro de Lisboa. Lisboa, Livros Horizonte, 1994.
- SILVA, Raquel Henriques da -- Lisboa reconstruída e ampliada (1758-1903) in Lisboa 1755. O Plano da Baixa hoje. Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2008
Método de ensino
Aulas teórico-práticas com a participação de diversos convidados e visitas de estudo. Cada aluno elaborará o seu projecto de trabalho, contemplando a análise prática de espaços urbanos especialmente qualificados e desafiantes. Os trabalhos serão apresentados em aula ou nos lugares concretos se que se referem.
Método de avaliação
Conteúdo
1. A cidade perante o crescicmento demográfico, o desenvolvimento económico e a revolução industrial; 1.1. O nascimento do urbanismo e os seus principais mentores; 2. Modernidade e memória: a invenção dos monumentos e dos espaços urbanos monumentalizados; 2.2. Modernidade e cultura: os museus e as bibliotecas como símbolos da nova cidade; as grandes exposições; 2.3 Modernidade e higienismo: o culto dos jardins, dos parques e dos boulevards; 2.4.Modernidade e tecnicidade: a revolução dos transportes e a generalização da iluminação eléctrica; 2.5 Modernidade e exclusão: os bairros operários.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: