Historiografia do modernismo e narrativas modernistas/Modernism historiography and modernist narratives

Objectivos

1. Conhecer os fundamentos e os desenvolvimentos artísticos do modernismo;
2. Dominar e enquadrar criticamente as principais referências teóricas e historiográficas sobre o modernismo e os debates que lhes estão associados;
3. Compreender a solidariedade entre o formalismo e as narrativas modernistas;
4. Compreender a polissemia do conceito de modernismo e os termos da sua relação com a noção de vanguarda;
5. Dominar as revisões a que o conceito de modernismo vêm sendo sujeito e a sua crescente afirmação como um conceito plural;
6. Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a capacidade crítica na elaboração de um ensaio escrito.

Caracterização geral

Código

722061106

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

1. A Companion to Art Theory (ed. Paul Smith, Carolyn Wilde). – London: Blackwell Publishers, 2002
2.Clark, T.J., Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism. – New Haven: Yale University Press, 1999
3. Drucker, J., Theorizing Modernism: visual art and the critical tradition. – New York: Columbia University Press, 1994
4. Clement Greenberg: the collected essays and criticism (ed. J. O´Brian). - Chicago: University of Chicago Press, 1988-1995
5. Modernism (eds. A. Eysteinsson e V. Liska). - Amsterdam: Jonh Benjamins, 2007
6. Elkins, J., Master Narratives and Their Discontents. – New York: Routledge, 2005
7. Foster, Hal, “Postmodernism: A Preface”, The Anti-Aesthetic: Essays on Postmodern Culture (ed. Hal Foster). – Seattle: Bay Press, 1993 [1983]
8. Fried, M., Art and Objecthood: essays and reviews. - Chicago: University of Chicago Press, 1998
9. Modern Art and Modernism (eds. F. Frascina e Ch. Harrison). - New York: Harper and Row, 1982

Método de ensino

Aulas expositivas teóricas asseguradas pelas docentes, seguidas da análise e discussão de textos recenseados em regime de seminário (baseado numa antologia pré-definida e disponibilizada aos alunos via moodle). São também apresentados e discutidos em seminário os ensaios finais (12-15 pags) relacionados com os conteúdos programáticos e entregues no final do semestre pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação deste curso assenta em 2 elementos:
1) apresentação e discussão das recensões críticas (2/3 pags) de 2 textos pré-definidos (constantes da antologia disponibilizada na plataforma digital da FCSH) e participação nos seminários (40%)
2) apresentação e discussão do ensaio final escrito (60%)

Conteúdo

1. Fundamentos e primeiros desenvolvimentos artísticos do modernismo;
2. A reivindicação de autonomia da arte, as bases do discurso formalista e as representações da vida moderna: um paradoxo modernista?
3. A construção teórica e historiográfica das narrativas modernistas;
4. Modernismo e vanguarda;
5. As revisões historiográficas do modernismo;
6. A polissemia do conceito e os debates contemporâneos em torno da construção de uma ideia de modernismo plural