Modelos, imagens e poderes na arte medieval, do reino Suevo à transição para o gótico - 2. semestre

Objetivos

1. Desenvolver capacidade de análise, interpretação e síntese de textos relacionados com o estudo da imagem medieval
2. Desenvolver capacidade de análise e interpretação de imagens medievais desde diversas metodologias, abordagens e perspetivas
3. Aprender várias ferramentas digitais para o tratamento e análise de imagens


Caracterização geral

Código

722061097

Créditos

10

Professor responsável

Alicia Miguélez Cavero

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

BASCHET, J., L´iconographie médiévale, Paris: Gallimard, 2008
BASCHET, J e SCHMITT, J.-C. (Dir.), L’Image. Fonctions et usages des images
dans l’Occident Médiéval. Actes du 6e International Workshop on Medieval Societies,
Centre Ettore Majorana (Erice, Sicile, 17-23 octobre 1992). Paris: Le Léopard d’Or, 1996.
BELTING, H., Bild-Anthropologie. Paderbon: Wilhelm Fink Verlag, 2002.
DIERKENS, A., BARTHOLEYNS, G. e GOLSENNE, T. (eds.). La performance des images. Problèmes d’histoire des religions, vol. 19 (pp. 9-14). Bruxelles: Éditions de l’Université de Bruxelles, 2010.
FREEDBERG, D., The Power of Images: Studies in the History and Theory of Response. Chicago: University Press, 1989.
LE GOFF, J., L’imaginaire medieval. Paris: Gallimard, 1985.
MÜLLER, Monika (ed.), The Use of Models in Medieval Book Painting, Cambridge Scholars Publishing, 2014
WIRTH, J. L´image médiévale. Naissance et Développements (VI-XVe Siècle), Paris: Klincksieck, 1989.

Método de ensino

O método de ensino baseia-se em aulas teórico-párticas, com uma primeira parte dedicada à apresentação de conteúdos por parte da professora e, seguidamente, a discussão de um estudo de caso baseado na pesquisa, leitura ou preparação prévia por parte do aluno. Considera-se que a participação ativa e dinâmica do/a aluno/a é fulcral.

Método de avaliação

A avaliação far-se-á através da elaboração de um trabalho de investigação específico no âmbito do projeto #Medieval Portugal, com apresentação final e discussão em aula (50%) e a participação ativa na aula ao longo de todo o semestre, na discussão de tópicos, leituras e estudos de caso analisados (50%).

Conteúdo

1. Definição e conceito de imagem
2. A imagem medieval. A imagem-objeto. A imagem-corpo
3. Materialidade e \"choséité\" da imagem medieval
4. Uso e função da imagem medieval
5. Performance, eficacia e poder da imagem medieval
6. Ação, reação e interação da imagem medieval
7. Modelo, original e cópia da imagem medieval
8. O estudo da imagem medieval: ferramentas digitais. Mirador e IIIF