Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (interuniversitário)
Objetivos educativos
Ciclo de estudos em associação com a FCSH/NOVA e a Universidade Aberta.
-Compreender e sistematizar conhecimentos teóricos da didática das línguas;
-Desenvolver competências de investigação em metodologias específicas nas áreas de especialidade do curso;
-Conceber, projetar, desenvolver e realizar trabalho de investigação original para cada área de especialidade;
-Desenvolver competências de análise de fontes e documentos, produzir sínteses e raciocínios críticos de forma inovadora;
-Apresentar e comunicar publicamente trabalho de investigação em curso e/ou respetivos resultados em contextos científicos, académicos e sociais;
-Contribuir para o desenvolvimento social e cultural por meio da produção e divulgação de trabalho realizado no âmbito didática das línguas;
-Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação crítica de planos curriculares e práticas pedagógicas.
Caracterização geral
Código DGES
4343
Ciclo
Doutoramento (3.º Ciclo)
Grau
Doutor
Acesso a outros cursos
O doutoramento é uma qualificação final.
DGAE: Adequado à carreira docente dos ensinos básico e secundário, para os grupos 120, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.
Coordenador
Carlos Ceia; Jeffrey Scott Childs (UAb)
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
20
Propinas
O valor da propina anual para o ano letivo de 2019/2020, para os estudantes que não obtenham bolsa da FCT ou de outras instituições públicas ou privadas, é de 1 400 (mil e quatrocentos euros).
Horários
O Doutoramento em Didática das Línguas funcionará em regime de blended learning.
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 6 semestres. Créditos totais: 180 créditos (60 em unidades curriculares + 120 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese.
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos.
O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA) e da Universidade Aberta, por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
A edição 2018/2019 será coordenada administrativamente pela Universidade Aberta. Para mais informações consultar:http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos/ Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e da Universidade Aberta e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA ou da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA ou da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Regras de avaliação
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.
Estrutura
Obrigatória | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
73216100 | Metodologia do Trabalho Científico em Didática das Línguas - 1. semestre | 10 |
73216102 | Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global - 2. semestre | 10 |
73216104 | Tese em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | 120 |
73216103 | Trabalho Final de Curso em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global | 20 |
Opção Condicionada 1 | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
73216101 | Seminário de Didática do Alemão - 1. semestre | 10 |
73216105 | Seminário de Didática do Espanhol - 2. semestre | 10 |
73216108 | Seminário de Didática do Francês - 1. semestre | 10 |
73216106 | Seminário de Didática do Inglês - 1. semestre | 10 |
73216109 | Seminário de Didática do Português Língua Estrangeira (LE/L2) - 1. semestre | 10 |
73216107 | Seminário de Didática do Português Língua Materna (L1) - 1. semestre | 10 | O estudante realiza um seminário de especialidade da área em que se inscreveu. O estudante realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre em qualquer uma das insitituições associadas. |