Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (interuniversitário)

Objetivos educativos

Ciclo de estudos em associação com a FCSH/NOVA e a Universidade Aberta.

-Compreender e sistematizar conhecimentos teóricos da didática das línguas;
-Desenvolver competências de investigação em metodologias específicas nas áreas de especialidade do curso;
-Conceber, projetar, desenvolver e realizar trabalho de investigação original para cada área de especialidade;
-Desenvolver competências de análise de fontes e documentos, produzir sínteses e raciocínios críticos de forma inovadora;
-Apresentar e comunicar publicamente trabalho de investigação em curso e/ou respetivos resultados em contextos científicos, académicos e sociais;
-Contribuir para o desenvolvimento social e cultural por meio da produção e divulgação de trabalho realizado no âmbito didática das línguas;
-Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação crítica de planos curriculares e práticas pedagógicas.

Caracterização geral

Código DGES

4343

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

DGAE: Adequado à carreira docente dos ensinos básico e secundário, para os grupos 120, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.

Coordenador

Carlos Ceia; Jeffrey Scott Childs (UAb)

Data de abertura

Setembro de 2019

Número máximo de admissões

20

Propinas

O valor da propina anual para o ano letivo de 2019/2020, para os estudantes que não obtenham bolsa da FCT ou de outras instituições públicas ou privadas, é de 1 400€ (mil e quatrocentos euros).

Horários

O Doutoramento em Didática das Línguas funcionará em regime de blended learning.

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 6 semestres. Créditos totais: 180 créditos (60 em unidades curriculares + 120 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese.
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos.
O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA) e da Universidade Aberta, por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

A edição 2018/2019 será coordenada administrativamente pela Universidade Aberta. Para mais informações consultar:http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos/ Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e da Universidade Aberta e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA ou da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA ou da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.