Metodologia do Trabalho Científico em Didática das Línguas - 1. semestre

Objectivos

- Desenvolver competências de investigação científica que permitam a construção formal de uma tese de
doutoramento;
- Introduzir a metodologia de pesquisa científica avançada tendo em vista a produção de conhecimento novo;
- Comunicar cientificamente os resultados de uma investigação avançada.

Caracterização geral

Código

73216100

Créditos

10

Professor responsável

Carlos Ceia

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

- Andrade, A. I. (1992). Didáctica da língua estrangeira: o ensino das línguas estrangeiras. Porto: Edições Asa.
- Ceia, C. (2013). Advanced Research Projects in the Humanities: New Trends on Literature, Languages, and
Linguistics Studies\". Sino-US English Teaching, 10, pp. 903-913. doi:ISSN 1539-8072; online: ISSN 1935-9675
- Cristina Mello, Antonino Silva, Clara Moura Lorenço, Lúcia Oliveira e Maria Helena Araújo e Sá. (2002).
Didáctica das línguas e literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de
desenvolvimento. Actas do I Encontro Nacional da SPDLL. Coimbra: Pé de Página Editores.
- Maria Helena Araújo e Sá, M. H. (2004). Transversalidades em didáctica das línguas. Aveiro: Universidade de
Aveiro.

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, discussão conjunta e reflexão
sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a interação e a participação ativa dos estudantes,
individualmente e em grupo.
Os módulos das unidades curriculares serão oferecidos em regime de blended learning com sessões
presenciais em número limitado a serem calendarizadas na abertura do curso e on-line através de uma
plataforma de e-learning.
Os objectivos, conteúdos programáticos, recursos, as atividades, assim como os vários momentos de
avaliação serão explicitados através de um Contrato de Aprendizagem da Investigação (CAI) a ser
disponibilizado na plataforma.
Pretende-se que a leccionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos
estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

A avaliação incide na participação regular e pertinente nas sessões, nos fóruns e nos trabalhos de reflexão teórica a entregar por escrito.

Conteúdo

- As questões epistemológicas
- A investigação científica avançada
- As questões práticas
- A redacção da tese
- A preparação da defesa pública de uma tese de doutoramento