Seminário de Didática do Português Língua Materna (L1) - 1. semestre

Objetivos

- Conhecer de forma aprofundada as grandes questões que se colocam atualmente no âmbito da didática das
línguas maternas
- Discutir criticamente perpspetivas teóricas, opções metodológicas e documentos normativos, no âmbito da
didática do português (L1)
- Perspetivar adequadamente a transposição didática de conhecimentos teóricos relevantes na didática do
português (L1)
- Articular adequadamente pressupostos teóricos e opções metodológicas, no campo da didática do português
- Analisar a adequação de materiais didáticos diversificados, em função de ciclos de ensino, de objetivos de
apendizagem e de outros fatores pertinentes
- Desenvolver competências de investigação avançada neste campo de estudo

Caracterização geral

Código

73216107

Créditos

10

Professor responsável

Isabel Maria Roboredo Seara (UAberta)

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bronckart, J.-P. (2007). Desarollo del lenguaje y didactica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Davila.
Bronckart J.-P, Bulea & Pouliot, M. (Eds.) (2005). Repenser l´enseignement des langues: comment identifier et
exploiter les compétences?. Lille: Presses du Septentrion.
Cassany, D. (2008). Oficina de textos. São Paulo: Artmed Editora
Cassany, Daniel, Marta Luna, & Glòria Sanz (1994). Enseñar lengua. Barcelona: Graó
Dolz (2013). Forma ensinada, objeto ensinado e formas sociais do trabalho do professor. In Bueno, L. et al.
(orgs). Gêneros textuais e formação inicial. Belo Horizonte: Mercado das Letras, pp. 181-194
Hudson, Richard (1992). Teaching Grammar. A Guide for the National Curriculum. Oxford: Blackwell

Método de ensino

Aulas expositivas e apresentação de projetos pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação - Portefólio contendo:
a) Sínteses das sessões do seminários (30%)
b) Duas recensões críticas (20%)
c) Recolha de bibliografia relevante (10%)
d) Projeto de desenho de investigação (investigação-ação / desenho experimental) para o estudo de um tópico
específico (40%)

Conteúdo

- A construção do(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem, no âmbito das línguas maternas: opções conceptuais
e terminológicas.
- Didática do português (L1): opções teóricas e metodológicas
- Os documentos normativos na didática do português: evoluções, transições, perspetivas.
- Transposição didática: o que é e como se faz; perspetivas de trabalho relacionadas com o conhecimento
explícito da língua e dos textos (literários e não literários)
- Análise e produção de materiais didáticos para o ensino do Português (L1)