Seminário de Didática do Português Língua Estrangeira (LE/L2) - 1. semestre

Objectivos

- Desenvolver competências de investigação avançada neste campo de estudo
- Estudar questões teóricas sobre aquisição, aprendizagem e ensino de línguas
- Discutir questões metodológicas sobre ensino de línguas
- Analisar o QECR e o QuaREPE e discutir os limites da sua aplicação
- Produzir trabalho teórico sobre PLE/PLS
- Analisar instrumentos de trabalho em PLE/PLS
- Estudar a situação da língua portuguesa no Mundo e respectiva aprendizagem
- Problematizar tópicos culturais e linguísticos sobre países de língua portuguesa

Caracterização geral

Código

73216109

Créditos

10

Professor responsável

Ana Maria Martinho, Isabel Santos Falé (UAberta)

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Achard, M. & S. Niemeier (2004) Cognitive linguistics, second language acquisition, and foreign language teaching. Berlim: Walter de Gruyter.
Araújo, L. & Martinho, A.M.M.F. (2004-2006) (Coord.) Idiomático, Rev. Digital de PLNM. Camões.
De Bot, K., W. Lowie, M. & Verspoor (2005) Second Language Acquisition: an Advanced Resource Book. Routledge.
Richards, J.C. & T.S Rodgers (2001) Approaches and Methods in Language Teaching (2nd edition). Cambridge University Press.
Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Edições ASA.
Bizarro, R., M. Moreira & C. Flores (orgs.) Português língua não materna: investigação e ensino. Lisboa: Lidel.
Long, M. & C. Doughty (2009) The Handbook of Language Teaching. Blackwell Publishing.
Mateus, M.H.M. (coord.) (2001) Uma Política de Língua para o Português. Lisboa: Ed. Colibri.
Richards, J. & W. Renandya (eds.) (2002) Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. CUP.

Método de ensino

As aulas de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, discussão conjunta e reflexão sobre
os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a interação e a participação ativa dos estudantes,
individualmente e em grupo.
Os módulos das unidades curriculares serão oferecidos em regime de blended learning com sessões
presenciais em número limitado a serem calendarizadas na abertura do curso e on-line através de uma
plataforma de e-learning.
Os objectivos, conteúdos programáticos, recursos, as atividades, assim como os vários momentos de
avaliação serão explicitados através de um Contrato de Aprendizagem da Investigação (CAI) a ser
disponibilizado na plataforma.
Pretende-se que a leccionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos
estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

A avaliação incide na participação
regular e pertinente nas sessões, nos fóruns e nos trabalhos de reflexão teórica a entregar por escrito.

Conteúdo

- A língua portuguesa no Mundo (diversidade geográfica, política e institucional) e como meio de comunicação global.
- Contextos de aprendizagem do português língua não materna: o português como língua segunda, língua estrangeira e língua de herança.
- Cognição, aquisição e aprendizagem. Enquadramento teórico.
- Metodologias de ensino de línguas.
- O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas e os documentos orientadores.
- O desenvolvimento de competências de oralidade e escrita.
- A aprendizagem e o ensino de vocabulário e gramática.
- Análise e produção de materiais pedagógicos para o ensino do Português LE/LS.