Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Objetivos educativos
-Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
-Compreender os fundamentos pedagógicos, didácticos e metodológicos de investigação educacional; -Adequar as práticas pedagógicas e didácticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
-Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos à produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objectivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
-Reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Caracterização geral
Código DGES
4344
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Coordenador
Ana Gonçalves Matos; Carlos Ceia (Coordenador geral mestrados em ensino)
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
18
Propinas
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Horários
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.
Estrutura
Opção Condicionada 1 | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722121051 | Cruzamentos Culturais Luso-Britânicos - 1. semestre | 10 |
722121033 | Estudos Literários Ingleses - 1. semestre | 10 |
722121052 | Identidades Culturais Britânicas - 2. semestre | 10 |
722121050 | Imagem, Identidade e Realidade na Literatura Norte-Americana - 2. semestre | 10 |
722160026 | Inglês C2 - 2. semestre | 10 |
722121049 | Narrativas Literárias em Contextos Anglo-Portugueses - 2. semestre | 10 |
722121053 | Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes - 1. semestre | 10 | Os alunos escolhem duas destas unidades curriculares. |