Didática do Inglês I - 1. semestre

Objectivos

a) Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do inglês.
b) Identificar, caracterizar e avaliar o contributo dos vários métodos e abordagens no ensino da língua estrangeira.
c) Familiarizar-se com os programas nacionais de Inglês e o Common European Framework of Reference for Languages.
d) Desenvolver uma compreensão crítica do uso actual da tecnologia digital relativamente às implicações para o ensino-aprendizagem da LE.
e) Desenvolver uma reflexão sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do inglês em contexto escolar, articulando saberes / saber-fazer / saber-ser e saber-aprender.
f) Desenvolver uma análise e reflexão sobre o aluno de LE, os diferentes papéis do professor, padrões de interacção na sala de aula.
g) Elaborar propostas de desenvolvimento das capacidades de produção e de recepção.
h) Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural.
i) Reflectir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula recorrendo aos conhecimentos adquiridos no âmbito da didáctica.
j) Explicitar princípios, modalidades e objectivos da avaliação.
k) Descrever processos de gestão pedagógica do erro.



Caracterização geral

Código

722160022

Créditos

10

Professor responsável

Ana Gonçalves Matos

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Byram, M. and Adelheid Hu (eds) (2013). Routledge Enyclopedia of Language Teaching and Learning, 2nd ed. Routledge: Oxon and NY.
Council of Europe (2001). Common European Framework of Reference for Languages. Cambridge: Cambridge University Press.
Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching. Harlow: Longman;
Senior, R. (2006). The Experience of Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press.
Spratt, M., A. Pulverness and M. Williams (2011). The TKT Course Modules 1, 2 and 3. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.

Método de avaliação

Avaliação contínua: participação, trabalhos práticos, trabalhos teóricos (60%); prova escrita presencial (40%). A participação regular nas sessões será objecto de avaliação.

Conteúdo

a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Programas de Inglês LE e o QCERL.
c) Teorias e metodologias de ensino da LE.
d) Capacidades de recepção e de produção.
e) Motivação dos estudantes, diferenças entre estudantes e diferentes contextos de aprendizagem.
f) Planificação, gestão de sala de aula e de recursos.
g) Teorias e fundamentos para a avaliação.
h) Pedagogia do erro.
i) Instrumentos e técnicas de avaliação.
j) Tecnologia digital na aula de LE.