Tecnologia no Ensino de Inglês/English Teaching with ICT - 2. semestre

Objectivos

Compreender conceitos fundamentais no uso de tecnologia para a aprendizagem de Inglês dentro e fora da
sala de aula.
Reflexão sobre o uso da tecnologia como alunos cibercompetentes na aprendizagem do Inglês.
Compreender a utilização da metodologia geral do ensino de inglês na utilização de tecnologia.
Desenvolver competências tecnológicas metodológicas na utilização de tecnologia.
Compreender as alterações no ensino e aprendizagem do Inglês no passado, presente e futuro da tecnologia.

Caracterização geral

Código

722171271

Créditos

5

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Bibliografia

Bax. Stephen, CALL- past, present and future, in System, Volume 31 Issue 1
Pages 13-28, 2003.
Chapelle, Carol, English language learning and technology : lectures on applied linguistics in the age of
information and communication technology, John Benjamins Pub., 2003
Chapelle, Carol, & Jamieson, Joan, Tips for teaching with CALL : practical approaches to computer-assisted
language learning, Pearson Education, 2008
Dudeney, Gavin, Hockly, Nicky and Pegrum, Mark. Digital Literacies, Research and Resources in Language
Teaching, London, Routledge, 2014.
Windeatt, Scott, Eastment, Diana, Hardisty, David, The Internet, Oxford: Oxford University Press, E-book
edition, 2013.

Método de ensino

As aulas irão decorrer numa sala de aula normal e numa sala de informática.
Os alunos irão fazer leituras de forma a contribuírem para a explicação de conceitos-chave da aprendizagem
de línguas assistida por computador.
As aulas irão incluir actividades que envolvam materiais multimédia, através de telemóveis, tablets e
computadores.
Durante as aulas existirá sempre uma referência cruzada com os cursos de metodologia geral.

Método de avaliação

Avaliação: Os alunos terão de desenvolver um trabalho sobre uma utilização específica da tecnologia e
apresenta-lo à turma. Os alunos irão, também, participar num debate sobre um aspecto particular da
tecnologia e desenvolver um portefólio de materiais práticos na plataforma de e-learning da Faculdade.

Conteúdo

Os alunos irão começar por executar um questionário detalhado sobre a sua própria experiência na
aprendizagem da língua e uso da tecnologia neste processo, de forma a contextualizar o uso da tecnologia na
aprendizagem de inglês.
O passado e presente da tecnologia e como poderia ser utilizado na aprendizagem das línguas no futuro.
Nomeadamente:
Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador,
Utilização da Internet na Aprendizagem de Línguas,
Utilização de Telemóveis na Aprendizagem de Línguas,
Utilização de Corpora na Aprendizagem de Línguas.