Ensinar Literatura/Teaching Literature - 2. semestre

Objectivos

- Desenvolver capacidades de comunicação e de literacia literária avançadas e sua aplicação a contextos
apropriados, incluindo a capacidade para apresentar argumentos escritos e orais persuasivos de forma coesa
e coerente;
- Determinar a adequabilidade dos textos literários na aula de língua estrangeira;
- Desenvolver as quatro capacidades nucleares (ouvir, falar, ler e escrever) através da literatura.
- Desenvolver a aptidão para gerir informação e argumentação de forma crítica e reflexiva.

Caracterização geral

Código

722171273

Créditos

5

Professor responsável

Carlos Ceia

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bassnett, Susan, and Peter Grundy. Language through Literature: Creative Language Teaching through
Literature. London: Longman, 1993.
Brumfit, Christopher J., and Ronald A. Carter, eds.: Literature and Language Teaching. Oxford: Oxford UP,
1986.
Ceia, Carlos. The Profession of Teaching Literature: A Portuguese Professor Reflects on the Pedagogical Goals / A Profissão de Professor de Literatura, The Edwin Mellen Press, Lewiston, Queenston e Lampeter, 2013.
Durant, Alan and Nigel Fabb: Literary Studies in Action. London: Routledge, 1990.
Lazar, Gillian: Literature and Language Teaching: A Guide for Teachers and Trainers. Cambridge: Cambridge
UP, 1993.
Marckwardt, Albert H: The Place of Literature in the Teaching of English as a Second or Foreign Language.
Honolulu: The UP of Hawaii, 1978.
Showalter, Elaine: Teaching Literature. Oxford: Blackwell, 2003.

Método de ensino

O curso desenvolve com trabalhos de grupo, discussões em aula, demonstrações, tarefas em workshop,
sessões de microensino, leituras e escrita críticas.
Os estudantes devem ler textos críticos antes das discussões em aula.

Método de avaliação

No final do curso, um ensaio investigativo será apresentado pelos estudantes como forma de avaliação principal. Todas as aulas serão leccionadas em Inglês e os ensaios também devem ser escritos em Inglês.

Conteúdo

1) Usar a literatura na sala de aula:
- O que distingue a linguagem literária;
- O leitor e o texto. Características dos textos literários. Os professores e os estudantes como leitores
informados e dinâmicos;
- Competência literária e o discurso da aula: os limites da subjectividade;
- Os textos literários como instrumentos para uma comunicação significativa: como é que o discurso é
afectado pelo registo literário.
2) Seleccionar textos literários. O cânone literário e a experiência literária do professor:
- Perspectivas para a interpretação do sentido: desconstruindo a questão universal: \"O que é que significa?\";
- Tomar decisões em teorias literárias controversas;
- Ler em casa e ler na sala de aula: leitura intensiva vs leitura extensiva;~
- Obras completas vs extractos;
- Autores canónicos vs autores das margens;
3) Ensinar o conto: como é que os contos e o acto de contar interferem nas nossas vidas?
4) Criar o porta-fólio da literatura.