Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - 1. semestre

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento
profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respectiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando
convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objectividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

722171274

Créditos

5

Professor responsável

Ana Gonçalves Matos, Rima Prakash

Horas

Semanais - 1

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001), Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed.
Harlow: Pearson Education.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto.
Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Lamas, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
McNiff, Jean. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em educação de LE. Análise de projectos de
investigação/acção e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas individuais de investigação
e da prática de ensino-aprendizagem da LE.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redacção do capítulo
de relatório.

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e autoaprendizagem (30%). Redação fundamentada teoricamente de um capítulo do relatório analisando criticamente o processo de ensino-aprendizagem à luz dos pressupostos teóricos e dos resultados alcançados (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.

Conteúdo

a) A actualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de Inglês como língua estrangeira.
d) Objectivos e questões de investigação.
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
h) Avaliação da investigação em educação.