Didática do Português II - 2. semestre

Objectivos

Adquirir saberes e procedimentos fundamentais ao nível da competência científica e da competência didáctica, como condição de qualidade do ensino; ter um conhecimento sustentado de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária, indispensáveis a uma transposição didáctica efectiva; reflectir sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura; desenvolver métodos e práticas de pesquisa e argumentação.

Caracterização geral

Código

722160035

Créditos

5

Professor responsável

Maria Antónia Coutinho

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia


AGUIAR E SILVA, Vitor (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e as Políticas de Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina.
BERNARDES, José Cardoso e MATEUS, Rui Afonso (2013). Literatura e Ensino do Português . Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
.
DIONÍSIO, Maria de Lourdes e Rui Vieira de CASTRO (orgs.) (2005). O Português nas Escolas: Ensaios sobre a Língua e a Literatura no Ensino Secundário. Coimbra: Almedina.
FERREIRA, Carla (2012). Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: Percursos de Leitura da Narrativa. Lisboa: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras.
PIEPER, Irene (2006). The Teaching of Literature: Premininary Study. Strasbourg: Language Policy Division – Council of Europe. Documento digital: www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/Pieper_fr (consultado a 18/07/2016).
VIEIRA, Maria do Carmo (2010). O Ensino do Português. Lisboa: Relógio D` Água Editores, Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Método de ensino

Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a discussão sobre diversas técnicas de ensino da língua e da literatura.
Ao longo das sessões, será encorajada a leitura de textos, bem como ao debate e à partilha de ideias relevantes, relativos ao conhecimento de conteúdos e metodologias de análise linguística e literária. Como complemento virtual, será aconselhada a consulta de diversas páginas de internet com interesse pedagógico..
Ensino presencial

Método de avaliação

A avaliação inclui três parâmetros: participação ativa nas aulas (20%); apresentação oral (20 minutos) de uma planificação didática (40%); relatório escrito desenvolvido (8-15 páginas) da planificação didática apresentada (40%)

Conteúdo

1. Questões decorrentes da prática pedagógica.
2. A literatura nos programas escolares: filosofia, estrutura e conteúdos.
3. Actividade didáctica: planificação, execução e avaliação.
4. Manuais e outros materiais didácticos.
5. Trabalho prático sobre conteúdos relevantes do ensino da literatura: apresentações orais.