Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo - 1. semestre

Objectivos

Conhecimento e compreensão das principais conjunturas que marcaram a economia mundial e, especialmente, a europeia, ao longo do século XX. Capacidade de refletir criticamente sobre o processo de crescimento e desenvolvimento que caracterizou a economia e a sociedade europeia e mundial, tendo presente o seu enquadramento científico e tecnológico, desde a I Guerra Mundial até ao final da Guerra Fria, nomeadamente os contextos específicos que caracterizaram a sucessão de guerras e de crises que marcaram o século XX. Conhecimento e consciencialização dos atuais problemas e desafios que em termos de economia circular e sustentabilidade.

Caracterização geral

Código

722051281

Créditos

10

Professor responsável

Maria Fernanda Rollo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

ALDCROFT, Derek H., Historia de la Economia Europea (1914-1990), Barcelona, Crítica, 1997. BOLDIZZONI, Francesco, The Poverty of Clio: Resurrecting Economic History, Princeton, NJ: Princeton University Press, 2011. CRAFTS, Nicholas e TONIOLO, Gianni (eds), Economic Growth in Europe since 1945, Cambridge University Press, Cambridge, 1996. KENWOOD, A. G. e LOUGHEED, A.L., The Growth of the International Economy 1820-2000, London and New York, Routledge, 1971, (4ª ed. 1999). LÉON, Pierre (Dir.), História Económica e Social do Mundo, Vols. V e VI, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1982-1981. NORTH, Douglass C., Understanding the Process of Economic Change, Princeton University Press, 2005

Método de ensino

Funcionamento em regime de seminário, combinando sessões de apresentação da natureza e das problemáticas associadas aos pontos fundamentais do programa com a apresentação e debate de textos e temáticas por parte dos alunos. A programação e calendarização das atividades é definida, apresentada e distribuída no início do ciclo letivo. A apresentação das matérias, acompanhada da identificação, em aula e via web, dos documentos, fontes e bibliografia de referência, e outros recursos, nomeadamente na web, assume e apela, para além da dimensão expositiva e explicativa, cenários de interpretação, problematização e discussão dos conteúdos.

Método de avaliação

A avaliação resulta da participação nos seminários, da elaboração e apresentação de um pequeno trabalho escrito de síntese bibliográfica, da elaboração, apresentação e discussão em aula de um ensaio escrito (20 p). Acompanhamento tutorial dos diversos elementos de avaliação.

Conteúdo

O programa contempla quatro partes. Primeira, de natureza introdutória, debruça-se sobre questões epistemológicas e metodológicas observando a identificação e apreciação das tendências mais recentes e das perspetivas actuais no quadro da história económica e social. A segunda estuda as ‘tendências pesadas’ das economias dos grandes espaços, abarcando a perceção das características relativas à formação da economia contemporânea numa perspetiva planetária, atendendo o processo de internacionalização / mundialização / globalização, as transformações ocorridas na sequência do final da Guerra Fria e as novas realidades marcadas pelo impacto das economias emergentes. A terceira é dedicada ao estudo das principais conjunturas que marcaram a economia mundial e, especialmente, a europeia, ao longo do século XX, desde a Belle Époque até a crise de 2009. Quarta, foca as questões atuais da economia circular e da sustentabilidade.