Ciência, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento - 1. semestre

Objetivos

-Conceitos centrais: desenvolvimento, subdesenvolvimento, centro | periferia, dependência, modernização,
sistema-mundo, desenvolvimento sustentável (vs. Crescimento), globalização (vs. Globalismo);
-O desenvolvimento no «centro global»: a ideia de progresso e o debate da industrialização;
-As teorias da modernização no segundo pós-guerra e durante a guerra fria;
-Do plano Marshall às políticas de assistência e cooperação internacional;
-O pensamento cepalino: de prebisch a furtado e a atuação da cepal – comissão econômica para a américa latina e o caribe;
-O desenvolvimentismo periférico (alguns casos nacionais, ex.: Portugal, Brasil);

 Das teorias do ’sistema-mundo’ ao terceiro mundo: a conferência de bandung (1955) e o movimento dos não-
alinhados;

 O ambientalismo e a emergência do conceito de desenvolvimento sustentável;
 Os organismos internacionais e a agenda do desenvolvimento – ocde, ue, etc.;
 As políticas de desenvolvimento na era da globalização;
 Neo-desenvolvimentismo: racional teórico e alguns casos nacionais;
 Ciência e tecnologia nos programas internacionais de desenvolvimento e cooperação.

Caracterização geral

Código

722051401

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

Bibliografia

AA.VV. 2005. Staging Growth: Modernization, Development and the Global Cold War. Edited by David C Engerman, Akira Iriye, Nils Gilman, Mark H. Haefele and Michael Latham. Mass.: MIT Press;
AGARWALA, A. N. e S. P. SINGH (orgs.). A Economia do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, Centro Celso Furtado, 2010;
BASTOS, Pedro Paulo Zaluth & Pedro Cezar Dutra FONSECA. A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e
sociedade. São Paulo: Editora UNESP, 2011;
BEAUCHAMP, Chantal (1998). Revolução Industrial e crescimento económico no século XIX. Lisboa: Edições 70;
BEAUD, Michel, and Gilles DOSTALER. O Pensamento Económico. De Keynes Aos Nossos Dias. Súmula Histórica e Dicionário Dos Principais Autores. 1.a edição. Porto: Afrontamento, 2000;

Método de ensino

Método de avaliação

Conteúdo

Conhecimento das teorias sobre Desenvolvimento e respetivos autores de referência;
Compreensão da relação entre (políticas de) Desenvolvimento e (promoção da) Ciência e (da) Tecnologia;
Conhecimento e compreensão das instituições e organismos internacionais responsáveis pela promoção de
políticas de desenvolvimento, respetivos programas e estratégias (nacionais e internacionais), nomeadamente de financiamento, e incluindo em particular a incidência no desenvolvimento científico e tecnológico;
Conhecimento da história do pensamento português sobre a Cooperação e Desenvolvimento, bem como a
participação de Portugal nesses fóruns internacionais;
Capacidade de contextualizar criticamente as principais conjunturas que têm marcado e condicionado a evolução das políticas de desenvolvimento;
Capacidade de refletir e interpretar criticamente os desafios do desenvolvimento à escala nacional e internacional e de compreender e interpretar os principais desafios;
Desenvolvimento de capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual
adequado à disciplina;
Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento e a capacidade de realização de estudos / trabalhos de investigação sobre as temáticas abordadas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: