Cultura Científica e Comunicação de Ciência - 2. semestre
Objetivos
Pretende-se que, no final deste seminário, as/os alunas/os sejam capazes de:
Identificar e distinguir as principais teorias e modelos que informam a comunicação de ciência;
Perceber a importância da cultura científica e as formas mais eficazes de a desenvolver na sociedade;
Reconhecer os principais desafios que se colocam atualmente à comunicação de ciência;
Analisar criticamente projetos de comunicação de ciência e avaliar a sua relevância;
Promover iniciativas de cultura científica e avaliá-las corretamente a posteriori;
Desenvolver autonomamente métodos e práticas profissionais na área da comunicação pública da ciência e da
tecnologia.
Caracterização geral
Código
722051402
Créditos
10
Professor responsável
António Granado
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
Bibliografia
ANGLER, Martin W. (2017) Science Journalism an Introduction, New York, Routledge, 347 p.;
BUCCHI, M. e TRENCH, B., eds. (2014). Handbook of Public Communication of Science and Technology (2nd ed.). New York: Routledge;
GRANADO, António e MALHEIROS, José Vítor (2015) Cultura científica em Portugal Ferramentas para perceber o mundo e aprender a mudá-lo. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos;
JAMIESON, Kathleen Hall, Dan Kahan e Dietram A. Scheufele, eds. (2017) The Oxford Handbook of the Science of Science Communication. Oxford: Oxford University Press;
NEVES, Maria do Céu Patrão e CARVALHO, Maria da Graça, eds. (2018) Ética Aplicada: Investigação Científica, Lisboa:
Edições 70.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
Esta UC pretende sensibilizar as/os alunos/as para a importância da cultura científica e da comunicação de ciência na sociedade atual e para o papel cada vez mais importante que estas duas áreas desempenham na gestão e nas políticas de ciência e tecnologia. Nesse sentido, os conteúdos programáticos centrar-se-ão em oito áreas cruciais:
-Importância e impacto da promoção da cultura científica das populações;
-Modelos de apreensão e relação da sociedade com o conhecimento científico;
-Literacia científica e pseudo-ciência;
-Comunicação de ciência em ambientes formais e não formais;
-Meios e canais de difusão do conhecimento científico;
-Caracterização e sensibilização dos públicos de ciência;
-Tendências emergentes da comunicação pública da ciência;
-Avaliação de impacto na comunicação de ciência.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: