Gestão de Unidades e Projetos Científicos - 1. semestre

Objectivos

Compreender o contexto da gestão de unidades de investigação e de inovação, programas e projetos de investigação e desenvolvimento no sistema científico nacional e internacional; saber identificar e analisar os regulamentos de base ao funcionamento do sistema científico, as várias componentes de suporte e interface à investigação, bem com os instrumentos de financiamento disponíveis e de benchmarking institucional, de forma a definir objetivos e estratégias integradas de gestão de uma unidade de investigação. Importância da monitorização da performance de uma unidade de investigação; conhecer o ecossistema de investigação e inovação: instituições de I&D, financiadores e outros stakeholders.
As instituições produtoras de conhecimento e sua diversidade. Drivers externos de políticas e estratégias. Saber
contextualizar criticamente o papel do gestor de ciência na política de recursos humanos da unidade de investigação e de inovação e no sistema científico em geral. Enquadramento legislativo e processual relativo à contratação pública na esfera da atividade científica.

Caracterização geral

Código

722051403

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

Bibliografia

Decreto-Lei No 125/99 Regime Jurídico de Instituições de Investigação Científica;
Regulamento de projetos FCT, 9 de outubro de 2016;
Beasley, K. L. 2006. «The History of Research Administration.» In Research Administration and Management, edited by E. C.;
Kulakowski, and L. U. Chronister, 9–29. Sudbury, MA: Jones and Bartlett;
Marta Agostinho, Catarina Moniz Alves, Sandra Aresta, Filipa Borrego, Júlio Borlido-Santos, João Cortez, Tatiana Lima
Costa, José António Lopes, Susana Moreira, José Santos, Margarida Trindade, Carolina Varela e Sheila Vidal (2018):
The interface of science: thecase for a broader definition of research management, Perspectives: Policy and Practice in Higher Education https://doi.org/10.1080/13603108.2018.1543215;

Método de ensino

Método de avaliação

Conteúdo

Aquisição de competências:
-Capacidade de contextualizar criticamente o papel das unidades de investigação no sistema científico nacional e internacional;
-Capacidade de estabelecer objetivos e desenvolver uma estratégia de gestão adequada para uma unidade de
investigação;
-Conhecer as diversas áreas de suporte e interface à investigação e sua articulação na perspetiva da gestão de uma unidade de investigação;
-Conhecer a diversidade de instrumentos de financiamento disponíveis e capacidade de identificar os mais adequados para a estratégia e objetivos de uma unidade de investigação;
-Capacidade de contextualizar criticamente o papel do gestor de ciência na política de recursos humanos da unidade de investigação e no sistema científico em geral;
-Conhecer e aplicar as estratégias e instrumentos de gestão mais adequados;
-Conhecer as ferramentas de benchmarking internacional em ciência e tecnologia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: