História da Construção Europeia. Políticas, Programas e Instituições
Objetivos
A primeira parte do programa estuda como surgiu a designação e a ideia de Europa, com que pressupostos e que propostas de cooperação e de unificação foram emergindo entre os países europeus ao longo do tempo,
compreendendo os planos e projetos que genericamente surgiram até à I Guerra Mundial, analisando a questão da unificação europeia e os projetos surgidos no período até a II Guerra Mundial e estudando com detalhe as propostas, projetos, movimentos, instituições que ficaram a marcar a História da construção europeia até ao Tratado de Lisboa e a partir daí até à atualidade.
A segunda parte é consagrada ao estudo do pensamento português e da participação de Portugal nos projetos e movimentos de cooperação e de integração europeia desde a segunda metade do século XX.
Caracterização geral
Código
722051410
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
Bibliografia
www.eurohspot.pt Portugal e a Construção Europeia / Portugal and the European integration process / Le Portugal et la Construction Européenne www.ciejd.pt;
AMARAL, Ferreira do ROLLO e BRITO, Brandão de, Portugal e a Europa, Dicionário, Tinta da China, 2011;
BRITO, Brandão de, ROLLO e AMARAL, Ferreira do, Portugal e a Europa, Testemunhos de Protagonistas, Tinta da China, 2011;
DELORS, Jacques, Memórias, Quetzal Editores, Lisboa, 2004. EL- AGRAA, Ali, The European Union. History,
Institutions, Economics and Politics, London, 1998; GERBET, Pierre, La Construction de lEurope, Paris, 1983.
HAMON e KELLER, Fondements et Étapes de la Construction Européenne, PUF, 1997 ; MONNET, Jean, Memórias. A Construção da Unidade Europeia, Brasília, 1986. Portugal e a Unificação Europeia, Penélope, no 18, Edições Cosmos, 1998;
ROLLO, AMARAL, Ferreira do e BRITO, Brandão de, Portugal e a Europa, Cronologia, Tinta da China, 2011.
SCHUMAN, Robert, Pour l´Europe, «Ecrits Politiques», Nagel, Paris, 1963.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
-Conhecimento do pensamento sobre a unidade europeia e do processo de construção e unificação europeia;
-Conhecimento e compreensão das instituições e redes europeias, especialmente as de cooperação científica e
tecnológica; compreensão da sua identidade e da sua importância como herança histórica e influência na atual
estrutura da união europeia nomeadamente ao nível da formulação das políticas, programas e estratégias,
nomeadamente de financiamento, no plano do desenvolvimento científico e tecnológico;
-Conhecimento da história do pensamento português sobre a cooperação europeia e do processo histórico da
participação e integração de portugal nos movimentos e organizações de cooperação europeia nomeadamente
científicas e tecnológicas;
-Capacidade de contextualizar criticamente as principais conjunturas que têm marcado e condicionado a história
da construção europeia e a posição de portugal;
-Capacidade de refletir e interpretar criticamente o processo de cooperação e integração europeia e de
compreender e interpretar os principais desafios
-Desenvolvimento de capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual
adequado à disciplina;
-Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento e a capacidade de realização de estudos / trabalhos de investigação sobre as temáticas abordadas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: