Desenvolvimento da Linguagem nas Crianças - 1. semestre

Objectivos

- Familiarizar-se com conceitos e teorias centrais em Aquisição de Língua Materna (L1) e de Língua Segunda (L2);

- Identificar diferenças e paralelismos entre aquisição de L1 por crianças e aquisição de L2 por crianças e adultos;

- Conhecer os processos subjacentes à aquisição de L2, em geral, e à aquisição de L2 por crianças, em particular;

- Compreender aspetos essenciais da aquisição do vocabulário e de diferentes componentes da gramática em inglês L2;

- Desenvolver a capacidade de analisar produções de aprendentes de inglês e identificar possíveis explicações para os padrões de comportamento linguístico encontrados;

- Conhecer teorias e resultados da investigação sobre o papel do ambiente linguístico (i.e. input, interação e instrução) na aquisição de L2;

- Refletir e discutir criticamente a relevância e potenciais implicações da investigação em Aquisição de L2 para o ensino do inglês;

- Compreender e analisar criticamente textos científicos sobre os tópicos em análise.

Caracterização geral

Código

722131103

Créditos

10

Professor responsável

Joana Alexandra Vaz Teixeira

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Chapelle, C. A. (ed.) (2013). The encyclopedia of applied linguistics. Malden: Blackwell.

Ellis, R. (2008). The study of second language acquisition (2nd ed.). Oxford/New York: Oxford University Press.

Fromkin, V., Rodman, R., & Hyams, N. (2011). An introduction to language (9th ed.). Boston: Wadsworth.

Haznedar, B., & Gavruseva, E. (eds.) (2008). Current trends in child second language acquisition: A generative perspective. Amsterdam: John Benjamins.

Herschensohn, J., & Young-Scholten, M. (eds.) (2013). The Cambridge handbook of second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press.

Lightbown, P. (2000). Classroom SLA research and second language teaching. Applied Linguistics 21/4: 431-462.

Philp, J., Oliver, R., & Mackey, A. (eds.) (2008). Second language acquisition and the younger learner: Child’s play? Amsterdam: John Benjamins.

Whong, M., Kook-Hee, G., & Marsden, H. (eds.) (2013). Universal Grammar and the second language classroom. Dordrecht: Springer.

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição teórica, tarefas indutivas e dedutivas, discussão e reflexão conjunta sobre os temas e textos em estudo e a sua relevância para o ensino do inglês a crianças. Todas as aulas promoverão a interação e participação ativa dos alunos quer individualmente, quer em grupo.

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados com base nos seguintes elementos: (i) regularidade e pertinência da sua participação nas aulas (5%); (ii) trabalhos teórico-práticos desenvolvidos durante o semestre (25%); e (iii) um trabalho escrito final (70%). A última tarefa implica a realização de tutorias, as quais têm como fim promover um diálogo construtivo sobre o trabalho em curso.

Conteúdo

1. Conceitos introdutórios: Linguagem, língua, gramática e níveis de descrição linguística
2. Uma visão panorâmica sobre a aquisição (monolingue e bilingue) de L1
3. Aquisição de L1 por crianças e aquisição de L2 por crianças e adultos: Diferenças e semelhanças
4. Teorias de aquisição de L2
5. Padrões de desenvolvimento e variabilidade na aquisição de L2
6. Influência do conhecimento linguístico prévio e outros mecanismos internos ao aprendente
7. Diferenças individuais
8. Aspetos da aquisição do vocabulário em inglês L2
9. Aspetos da aquisição da gramática em inglês L2: fonologia, semântica, morfossintaxe, pragmática e propriedades nas interfaces
10. Da teoria à prática: Análise de produções de aprendentes
11. O papel do input e da interação na aquisição de L2
12. O papel da instrução na aquisição de L2
13. Da teoria linguística à prática de ensino: Implicações didáticas dos resultados da investigação em aquisição de L2

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: