Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico I - 2. semestre

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa inicial (fase de observação e co-teaching).
c) Conceber e implementar tarefas de observação.
d) Demonstrar capacidade de reflexão e análise dos dados recolhidos
e) Identificar e caracterizar metodologias de investigação em ensino
f) Conceber um plano de trabalho de investigação em contexto educativo (a implementar e desenvolver durante a PES II).

Caracterização geral

Código

722160089

Créditos

2

Professor responsável

Carolyn Leslie

Horas

Semanais - 1

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching. Abingdon: Routledge.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed.
Harlow: Pearson Education.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto.Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press.
Wajnryb, Ruth. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação no ensino do Inglês a crianças. Análise reflexiva das práticas de implementação de tarefas de observação no ensino de Inglês a crianças. Acompanhamento individual e em pequenos grupos da preparação do projecto de trabalho de investigação a desenvolver PES II.

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem (30%). Preparação de um plano de trabalho e metodologia de investigação (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.

Conteúdo

a) A actualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de línguas estrangeiras.
d) Observação como instrumento de aprendizagem
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Objectivos e questões de investigação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: