Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico II - 1. semestre

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua prática docente.
c) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
d) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
e) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respectiva coerência.
f) Redigir num estilo académico apropriado.
g) Redigir com objectividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

722160090

Créditos

2

Professor responsável

Carolyn Leslie

Horas

Semanais - 1

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching. Abingdon: Routledge.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed.
Harlow: Pearson Education.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto.Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press.
Wajnryb, Ruth. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Inglês a crianças.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver.
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem (30%). Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.

Conteúdo

a) A prática do professor-investigador
b) O modelo reflectivo
c) O EPOSTL como instrumento de auto-avaliação e prática reflexiva
d) Objectivos e perguntas de investigação
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: