Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino II - 1. semestre

Objectivos

a) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didácticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares de práticas pedagógicas específicas do ensino de Inglês a crianças.
b) Aplicar ao trabalho de planificação, execução e avaliação de aulas de Inglês as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didáctica.
c) Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didácticas inovadoras.
d) Mobiliza princípios, modalidades e identifica objectivos da avaliação.
e) Desenvolve a capacidade de tomar decisões reflectidas e fundamentadas.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a actividade do professor de Inglês.

Caracterização geral

Código

722160092

Créditos

18

Professor responsável

Carolyn Leslie

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Cameron, L. (2014). Teaching Languages to Young Learners. Cambridge: CUP.
Cameron, L. and Penny Mckay (2010). Bringing Creative Teaching into the Young Learner Classroom. Oxford: OUP.
Cave, S. (2010). Practising Modern Foreign Languages in the Primary Classroom. Dunstable: Brilliant Publications.
Johnson, K. and Golombek, P. (2011). Research on Second Language Teacher Education. New York: Routledge.
Kelly, M. et al. (2004). European Profile for Language Teacher Education – A Frame of Reference. Council of Europe. Available at
Pinter, A. (2006). Teaching Young Language Learners. Oxford: OUP.
Vieira, I. and Moreira, M. (2008). Reflective teacher education towards learner autonomy: building a culture of possibility. In M. Raya and T. Lamb (Eds.), Pedagogy for Autonomy in Language Education: Theory, Practice and Teacher Education. Dublin: Authentik, pp.266-282

Método de ensino

A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo (\"learning by doing\", na terminologia de Schön) e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspectiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz a uma reflexão sobre a actividade docente e o desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.

Método de avaliação

A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.
A Prática de Ensino Supervisionada deve incluir obrigatoriamente:
a) a leccionação de um mínimo de 10 aulas de 1h ou 5 aulas de 2h;
b) a participação na reunião semanal do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada, numa percentagem mínima de 75%;
c) o desenvolvimento e a participação de atividades de integração escolar, de acordo com o projeto educativo da(s) escola(s) cooperante(s).
Os demais aspectos relativos à organização, gestão e processo de avaliação da PES e respectivo relatório encontram-se descritos no Regulamento Interno dos Mestrados em Ensino da FCSH.

Conteúdo

a) Aplicação prática do programa de Inglês para o 1º Ciclo.
b) Planificação e leccionação de aulas e unidades de ensino.
c) A adaptação de abordagens de ensino da LE ao contexto educativo e necessidades individuais das crianças.
d) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
e) A dimensão cultural e intercultural no ensino da língua estrangeira.
f) Avaliação das aprendizagens no ensino primário.
g) Prática reflexiva e autoavaliação.
h) Educação para a cidadania intercultural.
i) A construção ética da profissão docente.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: