Didática do Inglês para Crianças/Teaching English to Young Learners - 1. semestre

Objectivos

⁃ Desenvolver-se como professor reflexivo
⁃ Compreender as necessidades de aprendizagem de crianças e diferentes abordagens no ensino da L2, incluindo NEE
- Demonstrar compreensão de assuntos relacionados com gestão de aula, actividades de aprender a aprender e diferenciação; sequenciamento e integração de capacidades de aquisição de língua e pensamento crítico bem como questões relacionadas como ensino de gramática a crianças
⁃ Incorporar na planificação uma tipologia diversificada de actividades, incluindo canções/rimas; jogos; trabalhos manuais; tecnologia; actividades de consciencialização intercultural; seleccionar, adaptar e contar histórias variadas, incluindo ´picturebooks´ e histórias tradicionais
⁃ Demonstrar compreensão de procedimentos adequados de avaliação
⁃ Compreender as especificidades de planificação de curto e longo prazo
⁃ Aplicar critérios na conceção e avaliação de materiais
⁃ Reconhecer a importância de procedimentos de colaboração/transição

Caracterização geral

Código

722160093

Créditos

18

Professor responsável

Carolyn Leslie

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BLAND, J. (2015). Teaching English to Young Learners. London: Bloomsbury
BREWSTER, J. ELLIS, G. with GIRARD, D.(2002). The Primary English Teacher’s Guide. Harlow: Pearson Education
CAMERON, L. (2001). Teaching English to Young Learners, Cambridge: Cambridge University Press.
CURTAIN, H. DALHBURG, C.A. (2010). Languages and Children. Making the match. New York: Pearson
HALLIWELL, S. (1993). Teaching English in the Primary Classroom. London: Longman.
ELLIS, G: & IBRAHIM, N. (2016) Teaching Children to Learn. Peaslake: DELTA Publishing.
JANG, E.E. (2015). Focus on Assessment. Ocford: Oxford University Press.
MOON, J. (2000). Children Learning English. Oxford: Macmillan.
MURPHY, V.A. (2014). Second Language Learning in the Early School Years. Oxford: Oxford University Press.
PINTER, A. (2009). Teaching Young Language Learners. Oxford: Oxford University Press.
READ, C. (2007). 500 Activities for the Primary Classroom. Oxford: Macmillan.

Método de ensino

O seminário combina teoria e prática com um forte elemento de reflexão sobre a experiência pessoal. Muitos dos conceitos, metodologias e abordagens serão apresentados com um enquadramento teórico e desenvolvidos utlizando uma abordagem experiencial, com os participantes ensaiando atividades e refletindo acerca da sua aplicação prática.
Nas sessões utilizar-se-ão estratégias tais como discussão de artigos/questões académicas, avaliações críticas de métodos e materiais, apresentações individuais e em grupo, trabalhos individuais, em pares e em grupo, sessões de Loop Input, oportunidades para praticar micro-ensino, trabalhos escritos e a criação mais prática de materiais e recursos.
As sessões promovem contribuições críticas e reflexivas pertinentes. Os participantes participam nos trabalhos teóricos e práticos, individualmente e em pequenos grupos.

Método de avaliação

A participação regular e pertinente durante as sessões é avaliada (40%) os estudantes devem apresentar trabalhos teóricos e práticos (60%

Conteúdo

⁃ Vantagens e desafios no ensino de Inglês LE a crianças
•Aprendizagem nas crianças e abordagens no ensino da L2
•Gestão de sala de aula, escolha da língua, rotinas, comportamento, trabalho de pares e de grupo
•Inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem, aprender a aprender e autonomia do aluno
•Desenvolvimento e integração de capacidades;
•Abordagens no ensino de gramática;
•Uso de histórias e técnicas de contar - vantagens, selecção e adaptação de histórias autênticas; leitura extensiva
•Vantagens, selecção e implementação de actividades lúdicas; músicas; rimas; trabalhos manuais; tecnologia; actividades de consciencialização intercultural
•Diferenciação e NEE
•Avaliação e registos de avaliação; portfolios; auto e hetero avaliação, testagem
•Planificação: curto prazo/longo prazo; sequenciação de actividades e de capacidades; ritmos de aprendizagem; estrutura da aula
•Avaliação e conceção de materiais
•Colaboração com pares e ligação com a casa e a escola
•Transição: 2º ciclo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: