Património Imaterial

Objectivos

- Analisar os conceitos teóricos fundamentais, relativos ao Património Cultural Imaterial
- Conhecer os diplomas legais mais relevantes
- Reflectir sobre as múltiplas formas de educar através da intangibilidade e dos conhecimentos transmitidos e
apreendidos
- Analisar formas de inventariação e conservação dos testemunhos imateriais
- Criticar processos metodológicos e problemáticas inerentes ao Património Imaterial
- Conhecer algumas manifestações do Património Cultural Imaterial em Portugal
- Reflectir sobre especificidades de alguns grupos e comunidades

Caracterização geral

Código

722051414

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BORTOLOTTO, Chiara (2007). From Objects to Processes: UNESCO´s ´Intangible Cultural Heritage´. In Journal of Museum Ethnography. Birmingham: Museum Ethnographers Group, 19, pp. 21-33.
CABRAL, Clara Bertrand (2011). Património Cultural Imaterial. Convenção da UNESCO e seus contextos. Lisboa: Ed. 70
GODINHO, Paula (coord) (2012. Usos da memória e práticas do património. Lisboa: Edições Colibri
COSTA, Paulo Ferreira (Coord) (2009). Museus e património imaterial. Agentes, fronteiras, identidades. Lisboa: IMC
MARTINS, Guilherme d’ Oliveira (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa:
Gradiva
MENDES, Amado (2009). Estudos do Património. Museus e Educação. Coimbra: Impr. da Univ. de Coimbra
PORTELLI, Alessandro (2013). A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios. Lisboa: Ed. Unipop
SAMARA, Mª Alice e HENRIQUES, Raquel Pereira (2013). Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na 1ª pessoa. Lisboa: Verso da Kapa. Edição de Livros, Lda.

Método de ensino

60% de aulas teóricas e 40% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
Problematização de informação teórica, análise de diplomas legais e de algumas manifestações do Património
Cultural Imaterial em Portugal.

Método de avaliação

Intervenções orais/debate sobre questões teóricas e práticas.
Elaboração de três pequenas reflexões escritas individuais sobre temas abordados nas aulas.
Trabalho escrito individual sobre tema do programa à escolha.

Conteúdo

I. Património Cultural Imaterial (PCI)
- Conceitos e problemáticas teóricas
- A legislação geral e as directivas operacionais da UNESCO
- Educar com o património imaterial
- O lugar nos museus
- O papel das comunidades
II. Metodologias
- Registar os conhecimentos – conceitos e problemáticas
- Inscrever o intangível
- Encontros de memórias – programas educativos
- Procedimentos de inventariação temática
III. Problemáticas
- Práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões
- O intangível
- Festas e rituais
- Memória e identidade
- História oral
IV. Algumas manifestações do Património Imaterial em Portugal
- O fado
- A dieta mediterrânica
- O cante alentejano
- Artes e ofícios tradicionais
- Contos, lendas e outras expressões orais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: