Dissertação em Património
Objetivos
Pretende-se que o aluno venha a:
1. Adquirir as competências conceptuais, metodológicas e culturais que permitam prosseguir no seu
desempenho académico ou iniciar uma carreira profissional nesta área.
2. Formular um problema de investigação pertinente, testar métodos e elaborar hipóteses, aprender a sintetizar o conhecimento existente na área científica.
3. Aprender a organizar ideias e a apresentar resultados de modo claro e rigoroso.
4. Ter a capacidade de emitir diagnósticos fundamentados e de organizar projectos enquadrados em quadros teóricos, de comparabilidade e de sustentabilidade.
Caracterização geral
Código
722051417
Créditos
55
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - -
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Depende da natureza de cada investigação mas importa referir referências que constam da orientação no Seminário de Acompanhamento.
[1964]LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. I.Technique et langage. Paris: Albin Michel.
[1965]ARON, Raymond (2010). As etapas do pensamento sociológico. Lisboa: D.Quixote, 9ª ed.
[1965]LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. II. La mémoire et les rythmes. Paris: Albin Michel.
[1969]FOUCAULT, Michel (2008). L´archéologie du savoir. Paris: Gallimard.
[1979]BOURDIEU, Pierre (1985). La distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit.
[1986]SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) (2014). Metodologia das ciências sociais. Porto: Edições Afrontamento, 16ª ed.
[1994]NORA, Pierre (coord) (1997). Science et conscience du patrimoine . Paris: Fayard.
[2010]CUSTÓDIO, Jorge (coord) (2010). 100 anos de património. Memória e identidade. Lisboa: IGESPAR.
Método de ensino
A dissertação é orientada por um docente do ciclo de estudos em Património e segue os princípios de
orientação tutorial prevista no regulamento do Segundo Ciclo.
Método de avaliação
A dissertação é orientada por um docente do ciclo de estudos em Património e segue os princípios de
orientação tutorial prevista no regulamento do Segundo Ciclo.
Conteúdo
A Dissertação é o resultado de uma investigação original e inovadora que aprofunda o trabalho realizado na
componente lectiva, elaborada sob a orientação científica de um Professor da Faculdade e terá de ser
aprovada pelo Conselho Científico.