Estágio com Relatório em Património

Objectivos

Pretende-se que o aluno venha a:
1. Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos e competências transversais ao trabalho a desenvolver em contexto profissional;
2. Adquirir /desenvolver algumas das competências exigidas pelo mercado de trabalho, tais como capacidade de comunicação, trabalho em equipa, capacidade de liderança e auto-responsabilidade;
3. Promover a autonomia e estimular a criatividade e inovação em resposta às exigências de um ambiente de trabalho profissional.
4. Ter a capacidade de emitir diagnósticos fundamentados e de organizar projectos enquadrados em quadros teórico-práticos, de comparabilidade e de sustentabilidade.

Caracterização geral

Código

722051418

Créditos

55

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - -

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Depende da natureza de cada investigação mas importa referir os elementos que constam da orientação
subjacente ao Seminário de Acompanhamento.
[1964] LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. I.Technique et langage. Paris: Albin Michel.
[1965] ARON, Raymond (2010). As etapas do pensamento sociológico. Lisboa: D.Quixote, 9ª ed.
[1965] LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. II. La mémoire et les rythmes. Paris: Albin Michel.
[1969] FOUCAULT, Michel (2008). L´archéologie du savoir. Paris: Gallimard.
[1979] BOURDIEU, Pierre (1985). La distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit.
[1986] SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) (2014). Metodologia das ciências sociais. Porto: Edições Afrontamento, 16ª ed.
[1994] NORA, Pierre (coord) (1997). Science et conscience du patrimoine . Paris: Fayard.
[2010] CUSTÓDIO, Jorge (coord) (2010). 100 anos de património. Memória e identidade. Lisboa: IGESPAR.

Método de ensino

O estágio tem a duração de 800 horas de trabalho, sendo supervisionado por um representante da instituição.

Método de avaliação

O estágio em si mesmo não será objecto de avaliação formal, mas o trabalho desenvolvido pelo estudante será objecto de um relatório reflexivo a ser avaliado com defesa pública.

Conteúdo

O estágio decorre em instituição pública ou privada com a qual a FCSH tenha estabelecido protocolo e garante ao aluno o desempenho de funções profissionais relevantes para aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na componente lectiva. O trabalho é enquadrado por um plano de estágio definido pelo responsável da instituição de acolhimento, por um orientador da FCSH e pelo aluno, cabendo ao docente a sua validação face aos objectivos que lhe foram atribuídos como componente não lectiva do mestrado.
O relatório de estágio contempla a caracterização da instituição de acolhimento, a natureza do trabalho
acompanhado, as tarefas concretas realizadas pelo aluno para o desenvolvimento desse trabalho, os
problemas teóricos ou metodológicos sugeridos, comentários sobre as opções adoptadas perante os
diagnósticos realizados e, em anexo, propostas e exemplos de projectos e materiais realizados.
O mestrando deve ainda preparar a discussão pública dos resultados obtidos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: