Seminário de Fontes em Estudos Medievais - 2. semestre

Objectivos

- Capacidade de analisar quatro tipos de documentos/ semestre (de entre uma vasta panóplia - imagens, vestígios materiais, textos literários, diversos tipos de documentos de cariz histórico, música, tradições orais) sob quatro perspectivas de análise diferentes, (de entre as diversas áreas científicas disponíveis pelos docentes do programa , p.e., História de Arte, Literatura, História, Arqueologia, Linguística, Música)
- Domínio das potencialidades de uma abordagem multi/interdisciplinar de cada uma das fontes, e das
potencialidades de uma mesma fonte em termos da sua exploração complementar.
- Capacidade para encontrar, recuperar, contextualizar e interpretar grandes quantidades de informação
histórica medieval, a partir de fontes específicas e sua exploração exaustiva
- Capacidade de interiorizar a importância de aplicar e praticar uma análise multidisciplinar a todo o tipo de fontes e de compreender a sua interdependência

Caracterização geral

Código

73227100

Créditos

12

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Isabel Barros Dias (UAberta), Maria João Violante Branco, Tomás Cordero Ruiz

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bibliography will need to adapt to each of the specific documents being addressed to each year.

Método de ensino

As metodologias de ensino utilizadas neste seminário baseiam-se nos princípios orientadores do modelo pedagógico implementado na Universidade Aberta para os cursos de pós-graduação, nomeadamente:
1. Aprendizagem colaborativa, traduzida na participação em debates assíncronos e actividades conjuntas sobre as problemáticas em estudo.
2. Pesquisa individual, resultando na elaboração de ensaios e/ou de um trabalho de investigação historiográfico.

Método de avaliação

A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário

Conteúdo

O objectivo primordial deste seminário é despertar os estudantes para as potencialidades que um só
documento tem para diversas áreas científicas dos estudos medievais e, ao mesmo tempo, para a complementaridade do trabalho de um tema com várias fontes de natureza diferente. Assim, procurar-se-á estudar quatro tipos de fontes primárias diferentes cada ano, e estas serão analisadas, cada uma, por quatro especialistas de áreas científicas diferentes.
Os doutorandos serão confrontados e trabalharão com fontes de diversos tipos, comentadas e exploradas por docentes de diferentes áreas científicas. Pretende-se que o estudante entenda como cada fonte é susceptível de ser aproveitada para as diferentes áreas dos Estudos Medievais (carácter multifacetado do trabalho, com base fontes de natureza diversa (textuais, iconográficas, arqueológicas)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: