Problemáticas em Estudos Medievais - 2. semestre
Objetivos
Capacidade de trabalhar nas problemáticas e debates mais atuais que afetam os Estudos Medievais.
Capacidade para identificar, analisar, avaliar e integrar informação proveniente de paradigmas e problemáticas específicas de problemas sobre Estudos Medievais capacidade para encontrar, recuperar, contextualizar e interpretar as grandes problemáticas do período em estudo capacidade de compreensão da importância de aplicar e praticar técnicas de investigação em equipa em história medieval e em ciências sociais.
Caracterização geral
Código
73227102
Créditos
18
Professor responsável
Adelaide Millán Costa (UAberta), Ana Paiva Morais, Manuel Pedro Ferreira, Maria Alessandra Billota
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Método de ensino
As metodologias de ensino utilizadas neste seminário baseiam-se nos princípios orientadores do modelo pedagógico implementado na Universidade Aberta para os cursos de pós-graduação, nomeadamente:
1. Aprendizagem colaborativa, traduzida na participação em debates assíncronos e actividades conjuntas sobre as problemáticas em estudo.
2. Pesquisa individual, resultando na elaboração de ensaios e/ou de um trabalho de investigação historiográfico.
Método de avaliação
A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário
Conteúdo
O objectivo principal deste seminário é que o estudante possa familiarizar-se e estudar as problemáticas e debates mais actuais que afectam os estudos medievais actuais.
O programa deverá/poderá, assim, variar na sua composição e na sua textura, devendo, no entanto, verificar-se sempre a regra de que as problemáticas e questões versadas se debruçarão sobre todas as áreas que compõem, ou podem compor o programa de doutoramento e incursões aprofundadas em outras ciências sociais com relevância para os sem, como a antropologia, a sociologia, a demografia e a economia. Embora não haja um programa fixo, temas potenciais a considerar poderão ser o próprio conceito de Idade Média, a recessão da Idade Média, a cultura visual, o diálogo de culturas, autor e autoridade, música na Idade Média, imagem, arqueologia. Neste Seminário ficará incluído o trabalho de final de curso, que será submetido a defesa pública no final do primeiro ano e indispensável para a inscrição da tese.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: