Problemáticas em Estudos Medievais - 2. semestre

Objectivos

Capacidade de trabalhar nas problemáticas e debates mais atuais que afetam os Estudos Medievais.
Capacidade para identificar, analisar, avaliar e integrar informação proveniente de paradigmas e problemáticas específicas de problemas sobre Estudos Medievais capacidade para encontrar, recuperar, contextualizar e interpretar as grandes problemáticas do período em estudo capacidade de compreensão da importância de aplicar e praticar técnicas de investigação em equipa em história medieval e em ciências sociais.

Caracterização geral

Código

73227102

Créditos

18

Professor responsável

Adelaide Millán Costa (UAberta), Ana Paiva Morais, Manuel Pedro Ferreira, Maria Alessandra Billota

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Método de ensino

As metodologias de ensino utilizadas neste seminário baseiam-se nos princípios orientadores do modelo pedagógico implementado na Universidade Aberta para os cursos de pós-graduação, nomeadamente:
1. Aprendizagem colaborativa, traduzida na participação em debates assíncronos e actividades conjuntas sobre as problemáticas em estudo.
2. Pesquisa individual, resultando na elaboração de ensaios e/ou de um trabalho de investigação historiográfico.

Método de avaliação

A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário

Conteúdo

O objectivo principal deste seminário é que o estudante possa familiarizar-se e estudar as problemáticas e debates mais actuais que afectam os estudos medievais actuais.
O programa deverá/poderá, assim, variar na sua composição e na sua textura, devendo, no entanto, verificar-se sempre a regra de que as problemáticas e questões versadas se debruçarão sobre todas as áreas que compõem, ou podem compor o programa de doutoramento e incursões aprofundadas em outras ciências sociais com relevância para os sem, como a antropologia, a sociologia, a demografia e a economia. Embora não haja um programa fixo, temas potenciais a considerar poderão ser o próprio conceito de Idade Média, a recessão da Idade Média, a cultura visual, o diálogo de culturas, autor e autoridade, música na Idade Média, imagem, arqueologia. Neste Seminário ficará incluído o trabalho de final de curso, que será submetido a defesa pública no final do primeiro ano e indispensável para a inscrição da tese.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: