Ciclo de Conferências em Estudos Medievais: perspetivas cruzadas - 1. semestre

Objectivos

Aprofundamento do conhecimento e da compreensão crítica dos referenciais teórico- metodológicos da área
científica de Estudos Medievais e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados e
interdisciplinares.
Aprofundamento do conhecimento sobre a diversidade de problemáticas que caracterizam a a área científica de Estudos Medievais.
desenvolvimento da capacidade de formular ideias e conceptualizar com base na leitura, investigação e
brainstorming em contextos de debate muito especializados, orientados para o trabalho académico.

Caracterização geral

Código

73227103

Créditos

6

Professor responsável

Amélia Aguiar de Andrade, Catarina Fernandes Barreira, Isabel Barros Dias (UAberta), Miguel Metelo de Seixas

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

A bibliografia a ser utilizada adequa-se ao conteúdo das sessões pelo que será divulgada aos participantes no início do seminário.

Método de ensino

Conferências por investigadores convidados. Acompanhamento e orientação dos procedimentos de discussão adoptados pelos estudantes e da sua qualidade de argumentação; trabalho do estudante na preparação das discussões, baseado em bibliografia recomendada para cada sessão. Sessões a ser transmitidas em streaming para poderem ser acompanhadas pelos estudantes de e-learning, que deverão realizar as suas actividades em ambiente online.

Método de avaliação

Conteúdo

O seminário está organizado sob a forma de ciclo de conferências sobre problemas e resultados de
investigação em diferentes temáticas da área científica de Estudos Medievais e de outras Ciências Sociais e
Humanas, por investigadores nacionais ou estrangeiros convidados. Os conteúdos temáticos específicos
variam ao longo do tempo em função das contribuições dos convidados. As aprendizagens transversais
situam-se no domínio da preparação e argumentação de discussão de trabalhos originais, da participação em processos de debate colectivo em fóruns online assíncronos e da aquisição de perspectivas pluridisciplinares.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: