Problemáticas em Literaturas e Culturas Modernas - 1. semestre

Objectivos

- Obter conhecimentos sobre Teoria Pós-Colonial
- Obter conhecimentos sobre Literatura Pós-Colonial inglesa / anglófona
- Promover debate crítico intercultural e interdisciplinar
- Promover investigação problematizante avançada sobre os assuntos em estudo
- Ser capaz de escrever um trabalho de investigação inovadora como preparação para a elaboração de uma futura tese.




















Caracterização geral

Código

73216113

Créditos

10

Professor responsável

Teresa Pinto Coelho

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

Presencial

Bibliografia


Boehmer, Elleke (2005). Colonial and Postcolonial Literature: Migrant Metaphors, Oxford / New York: Oxford University Press (2a ed.)
Bucknor, Michael A. and Alison Donnell (eds.) (2014), The Routledge Companion to Anglophone Caribbean Literature, London / New York: Routledge.
Childs, Peter, ed. (1999), Post-Colonial Theory and English Literature, Edinburgh: Edinburgh University Press.
Coelho, Teresa Pinto (2004). Ilhas Batalhas e Aventura. Imagens de África no Romance de Império Britânico do Último Quartel do Século XIX e Início do Século XX. Lisboa: Colibri.
Innes, C.L. (2007). The Cambridge Introduction to Postcolonial Literatures in English, Cambridge: Cambridge University Press.
Said, Edward (1993). Culture and Imperialism, London: Chatto & Windus.

Método de ensino

Ensino presencial

Método de avaliação

Trabalho oral discutido e apresentado na aula - 50 ‰ da nota final
Trabalho escrito - 50‰ da nota final

Conteúdo

I - Postcolonial Studies: o debate
1.1. Edward Said: Orientalism e Culture and Imperialism
1. 2. Críticas à teorias de Said
II - Teoria pós-colonial e Literatura Inglesa / anglófona: releitura de textos canónicos
2.1. Mimicry e subversão em Robinson Crusoe
2.2. Robinson Crusoe relido por Coetzee: \"He and His Man \" e Stranger Shores
2.3. A voz feminina e o Outro em Jane Eyre
III - Postcolonial antes de pós-colonial: \"Youth\" e \" An Outpost of Progress\" (Conrad)
IV - \"Reescritas\" pós-coloniais: Youth (Coetzee) e Ultimatum (Landeg White)
V - Literatura caribenha anglófona: The Lonely Londoners (Selvon)




Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: