Aquisição de Língua Segunda

Objetivos

a) Aprofundar o conhecimento de modelos de análise e de conceitos teóricos de relevo na área de Aquisição de Língua Segunda
b) Adquirir competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas na área
c) Desenvolver a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos, assim como as conclusões resultantes da pesquisa e reflexão autónomas, defendendo-as de uma forma clara e bem argumentada
d) Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos e os instrumentos metodológicos adquiridos na realização de um trabalho de investigação na área de Aquisição de Língua Segunda

Caracterização geral

Código

722131105

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Doughty, C. & C. Long (eds) (2003) The Handbook of Second Language Acquisition. Blackwell.
Geeslin, K. (2014) (ed.) The Handbook of Spanish Second Language Acquisition. Wiley-Blackwell.
Herschensohn, J. & M. Young-Scholten (eds) (2013) The Cambridge Handbook of Second Language Acquisition. CUP.
Mackey, A. & S.M. Gass (eds.) (2012) Research Methods in Second Language Acquisition: A Practical Guide. Wiley-Blackwell.
Montrul, S. (2004) The Acquisition of Spanish: Morphosyntactic development in monolingual and bilingual L1 acquisition and adult L2 acquisition. John Benjamins.
Pires, A. & J. Rothman (eds) (2009) Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. De Gruyter.
Slabakova, R. (2016) Second Language Acquisition. OUP.
White, L. (2003) Second Language Acquisition and Universal Grammar. CUP.
Whong, M., K.-H. Gil & H. Marsden (eds.) (2013) Universal Grammar and the Second Language Classroom. Springer.

Método de ensino

Ensino:
O seminário inclui aulas expositivas e discussão de leituras e dos tópicos em estudo. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.

Método de avaliação

Avaliação:
(a) Participação nas discussões das sessões de seminário (10%)
(b) Duas recensões críticas (30%)
(b) Trabalho individual escrito (e apresentado oralmente), apoiado em bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma (60%)

Conteúdo

1. Conceitos-chave e questões de relevo na aquisição de L2.
2. Metodologias de recolha de dados em aquisição de L2.
3. A influência do conhecimento linguístico prévio na aquisição da L2 – o conceito de ´transferência´ em diferentes modelos teóricos.
4. O problema lógico da aquisição de segunda língua.
5. O desenvolvimento do conhecimento lexical e gramatical (morfologia (funcional), sintaxe e semântica).
6. A aquisição de propriedades na interface entre a sintaxe e outros domínios gramaticais e cognitivos.
7. A aquisição de L2 por adultos vs. (1) aquisição de L3; (2) aquisição de L2 por crianças; (iii) aquisição de língua de herança.
8. Aquisição de L2 e ensino/aprendizagem de línguas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: