Lexicologia e Lexicografia - 1. semestre

Objectivos

Desenvolvimento e aprofundamento de competências nas áreas da Lexicologia e Lexicografia que permitam aos estudantes compreender a função e o peso do Léxico na Gramática, perceber a natureza e a complexidade das propriedades lexicais e conhecer as teorias e os modelos de representação disponíveis. Em particular, os estudantes devem ser capazes de:
a) compreender os conceitos de Lexicologia e Lexicografia, a sua relação, a sua aplicação e os problemas téoricos e empíricos que tratam;
b) descrever/modelizar unidades lexicais do Português;
c) adquirir, utilizar e avaliar metodologias atuais de edição lexicográfica e de construção de recursos lexicais.

Caracterização geral

Código

722131073

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Fonseca Amaro

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Fellbaum, C. (ed.) (1998), WordNet: An Electronic Lexical Database, Cambridge, MA: The MIT Press
Geeraerts, D. (2010), Theories of Lexical Semantics, Oxford University Press.
Hanks, P. (2003), Lexicography. In: Mitkov, R. (ed.) The Oxford Handbook of Computational Linguistics, Oxford: Oxford University Press, 48–69.
Klincksieck (Ed.) (2005), Dictionnaires et innovation. Ela. Études de linguistique appliquée 2005/1 (n° 137).
Klincksieck (Ed.) (2015), La dictionnairique. Ela. Études de linguistique appliquée 2015/1 (n° 177).
Peters, Wim, (s.d.), Lexical Resources, NLP group, Department of Computer Science, University of Sheffield. In http://phobos.cs.unibuc.ro/roric/lex_introduction.html
Pustejovsky, J. (1995), The Generative Lexicon, The MIT Press, MA.
Rey, A. (2008), De l´artisanat des dictionnaires à une science du mot. Images et modéles, Paris, A.Colin.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e orientação tutorial, com recurso a estudos de caso e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, incluindo:
i) exposição dos conteúdos por parte do docente;
(ii) discussão e análise crítica de bibliografia sobre os conteúdos programáticos;
(iii) aplicação prática de conhecimentos adquiridos em trabalhos individuais e em grupo em tarefas específicas.


Método de avaliação

Avaliação contínua, incluindo os seguintes elementos de avaliação: trabalhos individuais e em grupo, com apresentação e discussão em aula (com ponderação de 40% da nota final) e trabalho final (com ponderação de 60% da nota final).

Conteúdo

1. O Léxico e a natureza do conhecimento lexical
1.1 Unidade lexical e significado
1.2 Ambiguidade, significado em contexto e uso
2. Teorias e modelos de representação do Léxico
2.1 Concepção estruturalista do significado
2.2 Semântica generativista
2.3 Nova abordagem decomposicional
2.4 Nova abordagem relacional
2.5 Semântica cognitiva
3. Lexicografia e Dicionarística contemporâneas
3.1 Tipologia de dicionários: objetivos, formatos e informação
3.2 Estrutura interna e decisões estratégicas
3.3 Metodologias para a construção de um dicionário

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: