Etni-cidades: Cosmopolitismo, Género e Desvio
Objetivos
a) Promover uma reflexão teórica acerca da pesquisa antropológica em contextos urbanos, perspectivando em particular as inter-relações entre cidades, fluxos migratórios e a produção de identidades.
b) Aumentar a capacidade de análise crítica de discursos de senso comum, mediáticos, político-ideológicos e de origem científica produzidos sobre cidades multi-étnicas.
c) Fornecer instrumentos indispensáveis à construção semi-autónoma de projectos de investigação em contextos urbanos.
Caracterização geral
Código
722001034
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Bach, L. et al. (1992), Transnationalism: new analytic framework for understanding migration, Annals of the New York Academy of Sciences, vol. 645, pp. 1-24
Berg, M., Sigona, N. (2013), Ethnography, diversity and urban space, Identities: Global Studies in Culture and Power, 20(4), pp.347-360
Brettell. C. (2000), Urban history, urban anthropology and the study of migrants in towns, City and Society, 12 (2), pp. 129-138
Brubaker, R. (2002), Ethnicity without Groups, European Journal of Sociology 43 (2), pp. 163-189
Lynch, O., (1994), Urban anthropology, post-modernist cities, and perspectives, City & Society Annual Review, pp. 35-52
Schiller, N. Çaglar, A., Guldebransen, T. (2006), Beyond the Ethnic Lens: Locality, globality, and born-again incorporation, American Ethnologist 33(4), pp. 812-833
Schiller, N., Çaglar, A. (2011), Locality and globality: building a comparative analytical framework in migration and urban studies, Schiller, N., Çaglar, A. (eds.), Locating Migra
Método de ensino
As sessões encontram-se divididas em: Expositivas, da responsabilidade do docente, e práticas, centrada na discussão de temas selecionados com base em apresentação e discussão de textos, por parte dos alunos.
Método de avaliação
Conteúdo
1. A Cidade: perspectivas teóricas.
2. Etnicidades, transnacionalidades e diásporas
3. As cidades como contexto
3. Os imigrantes como agentes de transformação das cidades.
4. Cidades Multi-escalares
5. Multi-etnicidades e etnografias de fronteira
6. Superdiversidades e convivialidade
7. Género, migrações e cidadania
8. Marginalidade avançada
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: