Direitos Humanos e Novos Humanitarismos - 1. semestre

Objectivos

No final do curso, os estudantes devem ter competências ao nível de
a) Conhecimento da evolução histórica e contextualizada dos Direitos Humanos
b) Reflexão e conceptualização teórica em torno das práticas e retóricas inspiradas pelos Direitos Humanos
c) Domínio de instrumentos metodológicos para a investigação e intervenção na área dos Direitos Humanos.

Caracterização geral

Código

722170078

Créditos

10

Professor responsável

Maria Cardeira Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ISHAY, Michelin R., 2004. The History of Human Rights. From Ancient Times to the Globalization Era. U. of California Press Reader
FERGUSON, James, 2007, ´Transnational Topographies of Power. Beyond the State and the ´Civil Society´ in the Study of African Politics, in Global Shadows. Africa in the Neoliberal World Order, Drham e London, Duke Univ Press
HASTRUP, K. e ELSASS, Peter, 1990. “Anthropology Advocacy. A Contradiction in Terms?” Curr. Anthropology, V. 31- 3, pps 301-311.
MALKKI, Liisa: 1996. Speechless Emissaries: Refugees, Humanitarianism, and Dehistoricization; University of California, Irvine.
WILSON, Richard Ashby (Ed.) Human Rights, Culture and Context. Anthropological Perspectives. Londres, Chicago, Illinnois: Pluto Press

Método de ensino

A cadeira funciona em regime de seminário. Serão alternados momentos de enquadramento teórico com sessões temáticas de discussão em torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.A preencher pelo docente responsável.

Método de avaliação

A avaliação leva em conta a participação/apresentação e discussão de textos (40%) e a apresentação de um ensaio final (60%).

Conteúdo

1) Direitos Humanos (DH) na História. Genealogia dos Direitos Humanos. As diferentes «gerações» dos direitos humanos
2) DH e Antropologia: Universalismo vs Relativismo, Direitos Colectivos vs/Direitos Individuais
3) DH e Relações Internacionais: «The Clash of Civilizations» e os novos mapeamentos do Mundo
4) DH e Género. Direitos Sexuais e de Reprodução. Feminismo e retóricas da ‘salvação das mulheres’.
5) DH sofrimento e mobilidade. Antropologia dos refugiados
6) DH e movimentos indígenas. Cultura e Propriedade Intelectual

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: