Laboratório de Antropologia Aplicada

Objectivos

1 Familiarizar o estudante com os principais contextos de aplicação da Antropologia;
2 Analisar projectos aplicados em diferentes domínios temáticos;
3 Reflectir criticamente sobre as implicações éticas inerentes ao desenvolvimento de projectos aplicados.
Objt da UC e objt de aprendizagem. O estudante será capaz de:
1A Distinguir os modelos e problemas da Antropologia Aplicada (AA) vs Antropologia Teórica;
1B Articular os principais domínios da AA com o desenvolvimento histórico da disciplina;
1C Reconhecer natureza interdisciplinar da AA;
2A Localizar e avaliar criticamente informação na Web sobre projectos aplicados;
2B Identificar os principais papéis e estratégias adoptados nesses projectos;
2C Sintetizar a informação analisada, oralmente e por escrito, seguindo cânones científicos;
3A Descrever as principais questões éticas a considerar nos projectos de AA;
3B Reflectir criticamente sobre soluções encontradas por outros antropólogos;
3C Demonstrar aptidão para trabalho de grupo.

Caracterização geral

Código

722170088

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

SILLITOE, Paul, 2007, «Anthropologists only need apply: challenges of applied anthropology», The Journal of the Royal Anthropological Institute, Volume 13, Number 1, pp. 147-165(19).
HILL, Carole e BABA, 2006, Marietta editors, The Globalization of Anthropology, NAPA Bulletin 25, Berkeley, University of California Press.
ERVIN, Alexander, 2005 [2000], Applied Anthropology. Tools and Perspectives for Contemporary Practice. Boston, New York, San Francisco: Pearson.
GOLDMAN, Laurence (ed.), 2000, Social Impact Analysis. An Applied Anthropology Manual. Oxford, New York: Berg.
KEDIA, S. e VAN WILLIGEN, J. (eds) Applied Anthropology: Domains of Application. Westport, CT: Praeger.
VAN WILLIGEN, John, 1993, Applied Anthropology: An Introduction (rev. edition), London: Bergin & Garvey.
WILEY, Andrea & ALLEN, John, 2013 Medical Anthropology. A biocultural Approach. NY, Oxford, Oxford University Press.
Nota: O syllabus inclui sugestões detalhadas de leitura para cada sessão do seminário

Método de ensino

i) Aulas expositivas de enquadramento do tópico de cada sessão;
ii) Aulas práticas (seminário) para discussão e apresentação por parte dos estudantes dos textos propostos;
iii) Visionamento de videos/documentários para debate sobre tópicos relevantes;
iv) Workshops com cientistas convidados;
v) Tutorias de apoio à elaboração do ensaio escrito;
vi) Organização colaborativa de um colóquio de encerramento da UC (apoiado pelo docente) para apresentação e discussão
dos trabalhos sobre projecto/ tópico/ autor no âmbito da Antropologia Aplicada.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO:
- (15%+15%) Apresentação oral de 2 textos propostos para discussão em diferentes sessões do seminário;
- (10%) Preparação de um guião de entrevista a efectuar aos experts convidados (grupo);
- (60%) Ensaio escrito sobre um dos tópicos da Antropologia Aplicada abordados no seminário (15pp), elaborado com base na revisão de literatura especializada. Apresentação oral do mesmo no colóquio final (15 a 20mn, seguido de discussão).

Conteúdo

I. Modulo Introdutório
- A profissionalização da Antropologia em diferentes contextos nacionais.
- Antropologia Aplicada vs Antropologia Teórica.
- Domínios de aplicação e principais papéis do antropólogo aplicado.
- Breve panorâmica de algumas das temáticas contemporâneas de maior expansão;
II. Antropologia e Políticas Públicas
- Antropologia Acção e Antropologia Defensiva;
- Estudos de Impacto Social e Avaliação de projectos;
- Marketing Social
*Estudos de Caso - apresentação e discussão.
III. Principais domínios de aplicação
- Antropologia e Desenvolvimento;
- Antropologia Médica;
- Antropologia e Planeamento;
- Gestão de Recursos Culturais;
* Estudos de Caso apresentação e discussão;
IV. Questões éticas na investigação aplicada
- Relações com clientes, patrocinadores e comunidade;
- Importância do consentimento informado no trabalho de campo antropológico;
- Apresentação e discussão de casos reais baseados em dilemas de natureza ética.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: