Biodiversidade, Conservação e Primatologia

Objectivos

Esta unidade curricular visa rever o conhecimento científico sobre a diversidade e conservação dos primatas não-humanos. Serão revistas a variedade de espécies de primatas, sua distribuição, ecologia e estatuto de conservação. Procurar-se-á dar a conhecer a problemática redução da biodiversidade, as questões em torno da conservação da natureza, especialmente aplicadas aos primatas. Serão explorados os instrumentos e metodologias científicas aplicadas ao estudo dos primatas e da sua conservação.

Caracterização geral

Código

722170091

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Caldecott, J, Miles, L (eds) 2005. World Atlas of Great Apes and their Conservation. Prepared at the UNEP World Conservation Monitoring Centre. Berkeley, University of California Press.
Campbell, C, Fuentes, A, MacKinnon, K, Panger, M, Beader, S (eds) 2007. Primates in Perspective. NY, Oxford, Oxford University Press
Cowlishaw, G, Dunbar, R 2000. Primate Conservation Biology. Chicago, The University of Chicago Press.
Feinsinger, P 2001. Designing Field Studies for Biodiversity Conservation. The Nature Conservancy, Island Press.
Fuentes, A, Wolfe, L(eds) 2002. Primates face to face: the conservation implications of human-nonhuman primate interconnections. Cambridge, Cambridge University Press
Groves, C 2001. Primate Taxonomy. Washington DC, Smithsonian Institution Press
Kormos, R, Boesch, C (eds) 2003. IUCN/SSC Status Survey and Conservation Action Plan for the Western Chimpanzee. IUCN Gland, Switzerland Rowe, N 1999. The pictorial guide to the living primates. NY, Pogonias Press

Método de ensino

O funcionamento da unidade curricular incluirá aulas serão de carácter expositivo por parte do docente, permitindo contudo discussão de alguns temas e artigos científicos com os alunos. Algumas aulas incluirão também visualização e discussão de documentários cientificos de investigações recentes ou metodologias inovadoras.
Avaliação adoptada será o regime de “Avaliação sem exame” e terá por base um trabalho escrito de pesquisa bibliográfica sobre um tema à escolha de entre os conteúdos programáticos da disciplina.

Método de avaliação

A avaliação é efectuada de acordo com os seguintes critérios:
1) Participação nas discussões em aula
2) Projecto de Trabalho e apresentação oral
3) Trabalho Final de Pesquisa Bibliografica

Conteúdo

Conceitos base em biodiversidade e conservação da natureza.
Distribuição, Abundância e Ecologia Estatuto de Conservação das várias espécies de Primatas.
As ameaças à sobrevivência dos primatas.
Estratégias de Conservação.
Os estudos e os instrumentos metodológicos de avaliação da biodiversidade da floresta tropical.
A investigação comportamental aplicada à Conservação dos Primatas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: