Informação e Sociedade - 1. semestre

Objectivos

OA1. Situar o lugar da Informação, na análise das grandes questões da sociedade actual;
OA2. Compreender o impacto das tecnologias de informação no contexto das organizações, bem como a sua importância estratégica;
OA3. Explicar o papel dos processos analíticos como ferramentas para a competitividade e inovação empresarial
OA4. Compreender o significado e impacto do Big Data;
OA5. Compreender os princípios económicos que regem a informação e a tecnologia;
OA6. Explicar a relevância da informação na alteração da cidadania e do papel do cidadão.

Caracterização geral

Código

722051227

Créditos

6

Professor responsável

Fernando Bação (NOVA IMS)

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Big data and the democratization of decisions. A report from the Economist Intelligence Unit. London: The Economist.
Carr, N. (2003) “IT Doesn’t Matter”, Harvard Business Review, May, pp. 41-49
Castells, M. (2010) The Rise of the Network Society: The Information Age: Economy, Society, and Culture. New York: Wiley-Blackwell.
Digital economy rankings 2010, beyond e-readiness. A report from the Economist Intelligence Unit. London:The Economist.
McAfee, A., Brynjolfsson, E. (2008) \"Investing in the IT That Makes a Competitive Difference.\" Harvard Business Review (86:7/8), pp. 98-107.
McKinsey Global Institute (2013) Disruptive Technologies: Advances that will Transform Life, Business, and the Global Economy, New York: McKinsey Global Institute.
Shapiro, C.; Varian, H.R. (1999) Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy, Boston: Harvard Business School Press.
World Economic Forum (2015)“ICTs for inclusive growth” Global Information Technology Report. Geneva:WEF

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em sessões teóricas/práticas. As sessões incluem a exposição de conceitos e problemáticas abordadas seguidas de discussão com os alunos dos temas.

Método de avaliação

1ª Época – Projecto (50%), Exame (50%),
2ª Época – Projecto (50%), Exame (50%).

Conteúdo

UA1. Dados, informação e conhecimento;
UA2. Fundamentos da Literacia Informacional
UA3. A sociedade da Informação e o impacto da revolução digital;
UA4. As sete leis da informação;
UA5. A informação enquanto recurso;
UA6. A relevância das tecnologias de informação na competitividade empresarial;
UA7. A informação e a qualidade da decisão, intuição versus a decisão baseada em modelos;
UA8. A informação e os processos analíticos como estratégia competitiva;
UA9. Big Data, definição, características e consequências;
UA10. Princípios da Economia da Informação;
UA11. Tecnologia e suas implicações;
UA12. A divisão digital;
UA13. Dados abertos;
UA14. Abertura de Dados ao Cidadão;
UA15. O Cidadão como Produtor de Dados;
UA16. Tecnologias de informação potencialmente disruptivas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: