Fundamentos da Ciência da Informação - 1. semestre
Objetivos
Fornecer os fundamentos da Ciência da Informação (CI) que permitam ao aluno/a adquirir conhecimentos base e desenvolver competências que lhe permitam posteriormente adquirir um entendimento mais aprofundado dos temas. No final desta UC deverá:
Compreender os principais conceitos e teorias da CI
Identificar e refletir sobre as principais questões que se colocam nos processos de criação, tratamento e uso da informação
Conhecer as principais instrumentos de organização do conhecimento
Caracterização geral
Código
722051422
Créditos
6
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Booth, A.; Brice, A. (Eds.) (2004). EvidenceBased Practice for Information Professionals: A Handbook. London: Facet.
Carlsson, U. & S.H. Culver (eds.) (2013) Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. (pp.175189) Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media
Case, D. O. (2007) Looking for information: a survey of research on information seeking needs and behaviour. Boston: Academic Press.
Kulthau, C.C. (2004) Seeking meaning: a process approach to library and information services. Westport: Libraries Unlimited.
Smiraglia, R.P. (2001). The nature of a work: implications for the organization of knowledge. Lanham, Md; London: Scarecrow Press.
Svenonius, E. (2000). The intellectual foundation of information organization. Cambridge (Massachusetts): The MIT Press.
Taylor, A.G.; Joudrey, D.N. (2008). The Organization of Information. 3rd ed. Libraries Unlimited.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teóricoprático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.
Método de avaliação
A avaliação será feita de acordo com a seguinte ponderação:
Trabalho de grupo (apresentação escrita) 45%
Trabalho de grupo (apresentação oral 15%
Comentário de textos individual 30%
Participação 10%.
Conteúdo
1. Ciência da Infomação: história, epistemologia e principais teorias
2. Organização do conhecimento: fundamentos teóricos
2.1 Condensação; indexação; catalogação; metadados
3. Representação do conhecimento: princípios, conceitos, normas
3.1 Instrumentos de representação do conteúdo: esquemas e sistemas de classificação; ontologias; taxonomias; tesauros; controlo de vocabulário.
3.2 Instrumentos de representação do recurso: normas bibliográficas (ISBD; RDA); normas de comunicação de dados (Formatos MARC; Dublin Core; Bibframe)
3.3 Potencialidades e limitações dos instrumentos de representação no contexto da WWW.
4. Culturas de informação. Comportamento informacional. Necessidades e tipologia dos utilizadores. Literacias de informação
4.1 Disseminação e uso da informação. A linha de investigação baseada nas evidências.
4.2 Estudos inter e transdiciplinares da informação.