Gestão e Comportamento Organizacional - 2. semestre
Objetivos
1.Identificar os conceitos, critérios, dimensões-chave e técnicas de gestão e comportamento organizacional.
2. Entender os principios básicos dos sistemas de informação na gestão da informação, conhecimento e da qualidade numa organização.
3.Entender os princípios básicos de arquitetura empresarial segundo os principais pontos de vista arquiteturais: estrutura organizacional, tecnologia, serviços e aplicações, processos e informação.
4. Entender os principais objetivos e referenciais normativos sobre qualidade, gestão de risco e segurança de informação.
5. Ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais e participar, nas organizações, em processos de análise de problema e desenho de soluções de sistemas de gestão de qualidade, gestão de risco e segurança de informação.
6. Desenvolver competências de pensamento sistémico organizacional.
Caracterização geral
Código
722051424
Créditos
6
Professor responsável
-- Docente a contratar --, Paula Ôchoa
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Adkins, L.; Lury, C. (2012). Measure and value. Hoboken: WileyBlackwell
Beltramello, A.; HaieFayle, L. & Pilat, D. (2013). Why New Business Models Matter for Green Growth. Paris: OECD Publishing
Cunha, M. P. et al. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão.(6ª Edição Revista e Aumentada). Lisboa: RH editora Davis, C.H. & Shaw, D. (2011). Introduction to information science and technology. Medford: Information Today Laudon, K. & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 13th ed. New Jersey: Prentice Hall. ISBN: 9780273789970
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutoriais e por trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um caráter teóricoprático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
Apresentação e discussão de cinco estudos de caso (individual) 50%;
Desenvolvimento de um projeto de discussão temático em grupo 35%;
Dinamização de um debate sobre o tema na aula 15%.
Conteúdo
1. Teoria de sistemas e pensamento holístico; Teorias organizacionais.
Meio envolvente; organizações como sistemas abertos;
Motivação, liderança, visão, missão, valores;
Qualidade, eficácia e eficiência;
Planeamento, ciclo PDCA.
2. Arquitetura Empresarial e Sistemas de Informação.
Fundamentos. Pessoas, tecnologia e processos;
Gestão de conhecimento organizacional;
Ética e qualidade dos sistemas de informação.
3. Governança, Conformidade e Risco (GRC).
Conceitos fundamentais de governança, risco e conformidade; normas relacionadas;
O sistema de gestão da qualidade;
O processo de gestão de risco;
Fundamentos de segurança da informação.
4. Fatores críticos de sucesso.
Cultura organizacional;
Gestão da mudança;
Cultura de avaliação de desempenho;
Capital intelectual; inovação.
5. Tendências emergentes.
Globalização: oportunidades e ameaças;
Cultura e estratégia europeia;
Modelos de negócio e ciência dos serviços;
Transição para a sustentabilidade.