Análise de Social Media - 2. semestre
Objetivos
A análise de media social baseiase
na recolha de informação semiestruturada
e não estruturada de redes sociais com o objetivo de analisar e
extrair novo conhecimento que suporte a tomada de decisão empresarial.
Esta uc aborda conceitos, ferramentas, tutoriais e casos de estudo que suportam a extração e analise de dados de redes sociais.
Os objetivos desta unidade curricular são:
LO1. Entender os diferentes tipos de media sociais e de análise de media sociais
LO2. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise de texto e de análise sentimental
LO3. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de redes sociais
LO4. Entender os conceitos, técnicas e ferramentas de análise espacial de media sociais
LO5. Entender os riscos dos media sociais, privacidade e considerações éticas.
Caracterização geral
Código
722051425
Créditos
6
Professor responsável
Roberto Henriques (NOVA IMS)
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Poston, L. (2012) Social Media Metrics for Dummies. Hoboke: Wiley
Sterne, J. (2012) Social Media Metrics How to Measure and Optimize Your Marketing Investment. Hoboke: Wiley.
Lewis, M. (2011) Stand Out Social Marketing: How to Rise Above the Noise, Differentiate Your Brand, and Build an Outstanding Online Presence. New York: McGrawHill
Método de ensino
A unidade curricular baseia-se
numa mistura de aulas teóricas e práticas . As sessões teóricas incluem a exposição de conceitos e metodologias, resolução por parte do docente de exemplos de aplicação.
As aulas práticas têm como principal objetivo familiarizar os alunos com o software nas tarefas de análise e exploração dos dados.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª Época Teste (60%), Projeto (40%)
2ª Época Teste (60%), Projeto (40%).
Conteúdo
S1. Introdução aos media sociais
S2. Análise de dados de media sociais
S3. Análise textual e análise de sentimentos
S4. Análise de redes sociais
S5. Análise espacial de dados de media sociais
S6. Gestão de risco de media sociais
S7. Privacidade e considerações éticas.