Avaliação de desempenho e sustentabilidade dos serviços de informação - 2. semestre

Objectivos

Compreender os principais conceitos, teorias e abordagens sobre a avaliação de desempenho e sustentabilidade
Conhecer os principais modelos de avaliação do desempenho
Criar / aplicar indicadores de desempenho baseados em normas internacionais
Desenvolver competências de avaliação do desempenho adequadas a contextos organizacionais

Caracterização geral

Código

722051430

Créditos

6

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

­International Federation of Library Associations and Institutions (2015) ­ Toolkit: libraries and the post­2015 development agenda. The Hague: IFLA. também disponível em: http://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries­development/documents/ifla­post­2015­a2i­libraries­toolkit­v2.pdf Matthews, J. R. (2007) ­ The Evaluation and Measurement of Library Services. Westport, CN: Libraries Unlimited, .
Brophy, P. (2006) ­ Measuring library performance: principles and techniques. London: Facet.
Ochôa, P.; Pinto, L. G. (2015) – Informação e Cultura na Agenda Pós­2015: análise das dinâmicas de convergência na avaliação de impactos. Páginas A&B. 3ª Série, n. 3 (2015), p.37­51.
­United Nations (2015) ­ Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Disponível em:
https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/7891Transforming%20Our%20World.pdf

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico­prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.

Método de avaliação

A avaliação será feita de acordo com a seguinte ponderação: Trabalho de grupo (apresentação escrita )(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral (15%),Comentário de textos individual (30%), Participação (10%).

Conteúdo

1. ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL
1.1. Da tradição às novas fronteiras na avaliação do desempenho de sistemas de informação
1.2. Tipos de objetos de avaliação
1.3. Principais processos e técnicas avaliativas

2. MODELOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
2.1. Categorizações
2.2 Perspetivas e abordagens

3. INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM PORTUGAL
3.1. A emergência do primado do utilizador
3.2. A valorização da informação sobre o desempenho
3.3. Em busca da Qualidade (Total)
3.4. Os modelos integrados

4. AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS ELETRÓNICOS

4.1. Linhas de orientação e normas
4.2. Medidas e indicadores de desempenho
4.3. Web 2.0: desafios e oportunidades

5. SUSTENTABILIDADE E AVALIAÇÃO
5.1 Princípios , conceitos­chave e contexto(s)
5.2. Avaliação de políticas, estratégias e dimensões
5.3 Serviços e produtos de informação \"verdes\"
5.4 Métricas de sustentabilidade para serviços de informação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: