Auditorias da informação

Objectivos

•Compreender os princípios teóricos e metodológicos inerentes à auditoria da informação e dos sistemas de informação.
•Ser capaz de definir e implementar um programa e uma metodologia de auditoria da informação e dos sistemas de informação.
•Utilizar adequadamente referenciais legais, normas e orientações, bem como aplicar técnicas e instrumentos inerentes ao processo de auditoria da informação e dos sistemas de informação.

Caracterização geral

Código

722051431

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BARKER, R.L. (1990) ­ Information audits: designing a methodology with reference to the R & D division of a pharmaceutical company. Sheffield: University of Sheffield.
BOTHA, H. & BOON, J. A. (2003). “The information audit: principles and guidelines”. Libri, 53, pp.23­38.
BUCHANAN, S. & GIBB, F. (1998). “The information audit: an integrated strategic approach”. International Journal of Information Management, 18/1, pp. 29­47.
CARNEIRO, Alberto (2004) ­ Auditoria de sistemas de informação. 2 ed. Lisboa: FCA.
GONZÁLEZ GUITIÁN , María e DANTE, Gloria(2014) – “Metodologías y modelos para auditar la información. Análisis reflexivo”. Revista General de Información y Documentación, vol. 24, n.º 2, pp. 233­253.
HENCZEL, S. (2000). “The information audit as a first step towards effective knowledge management: an opportunity for the special librarian”. INSPEL, 34(3/4), pp. 210­226
HENCZEL, S. (2001). The information audit:A practical guide. London: K.G. Saur Munche.

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico­-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.

Método de avaliação

A avaliação será feita de acordo com a seguinte ponderação: Trabalho de grupo (apresentação escrita )(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral (15%),Comentário de textos individual (30%), Participação (10%)

Conteúdo

1. Teoria e conceitos de referência em auditoria da informação.
2. A auditoria da informação no contexto organizacional. Alinhamento estratégico. A auditoria da informação e outros tipos de auditorias organizacionais. Certificação.
3. Programa e metodologia de auditoria da informação. Normas para a sua definição. NP EN ISO 19011:2012. Gestão de um programa de auditoria. Perfil do auditor: requisitos, responsabilidades, comportamento. A definição dos referenciais, métodos, técnicas e instrumentos de auditoria. A associação de modelos de maturidade a programas de auditoria.
4. Processo de auditoria: planeamento e preparação.Reunião de abertura. Atividades de verificação relativos à política e planeamento de informação, recursos aplicados, processos de gestão de informação (aquisição e captura, organização, avaliação, armazenamento, recuperação e acesso à informação, segurança de sistemas e proteção de ativos de informação. Técnicas e métodos de avaliação em contexto de auditoria.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: