Auditorias da informação
Objetivos
Compreender os princípios teóricos e metodológicos inerentes à auditoria da informação e dos sistemas de informação.
Ser capaz de definir e implementar um programa e uma metodologia de auditoria da informação e dos sistemas de informação.
Utilizar adequadamente referenciais legais, normas e orientações, bem como aplicar técnicas e instrumentos inerentes ao processo de auditoria da informação e dos sistemas de informação.
Caracterização geral
Código
722051431
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
BARKER, R.L. (1990) Information audits: designing a methodology with reference to the R & D division of a pharmaceutical company. Sheffield: University of Sheffield.
BOTHA, H. & BOON, J. A. (2003). The information audit: principles and guidelines. Libri, 53, pp.2338.
BUCHANAN, S. & GIBB, F. (1998). The information audit: an integrated strategic approach. International Journal of Information Management, 18/1, pp. 2947.
CARNEIRO, Alberto (2004) Auditoria de sistemas de informação. 2 ed. Lisboa: FCA.
GONZÁLEZ GUITIÁN , María e DANTE, Gloria(2014) Metodologías y modelos para auditar la información. Análisis reflexivo. Revista General de Información y Documentación, vol. 24, n.º 2, pp. 233253.
HENCZEL, S. (2000). The information audit as a first step towards effective knowledge management: an opportunity for the special librarian. INSPEL, 34(3/4), pp. 210226
HENCZEL, S. (2001). The information audit:A practical guide. London: K.G. Saur Munche.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.
Método de avaliação
A avaliação será feita de acordo com a seguinte ponderação: Trabalho de grupo (apresentação escrita )(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral (15%),Comentário de textos individual (30%), Participação (10%)
Conteúdo
1. Teoria e conceitos de referência em auditoria da informação.
2. A auditoria da informação no contexto organizacional. Alinhamento estratégico. A auditoria da informação e outros tipos de auditorias organizacionais. Certificação.
3. Programa e metodologia de auditoria da informação. Normas para a sua definição. NP EN ISO 19011:2012. Gestão de um programa de auditoria. Perfil do auditor: requisitos, responsabilidades, comportamento. A definição dos referenciais, métodos, técnicas e instrumentos de auditoria. A associação de modelos de maturidade a programas de auditoria.
4. Processo de auditoria: planeamento e preparação.Reunião de abertura. Atividades de verificação relativos à política e planeamento de informação, recursos aplicados, processos de gestão de informação (aquisição e captura, organização, avaliação, armazenamento, recuperação e acesso à informação, segurança de sistemas e proteção de ativos de informação. Técnicas e métodos de avaliação em contexto de auditoria.