Comércio eletrónico
Objetivos
1. Conhecer os principais conceitos relacionados com Web Marketing e Comércio Eletrónico (CE)
2. Compreender o conteúdo e abrangência do CE
3. Conhecer alguns modelos de negócio de CE
4. Compreender e-marketplaces e as suas componentes
5. Compreender os principais leilões e as suas características
6. Conhecer o retalho electrónico (e-tailing) e as suas características
7. Compreender os principais modelos de negócios de e-tailing
8. Identificar factores que influenciam o comportamento do consumidor online
9. Conhecer os objetivos da publicidade na Web e as suas características
10. Conhecer as características do mercado de buyside e eprocurement
11. Compreender como reverse auctions funcionam no Business-to-Business (B2B)
12. Compreender o conceito, estrutura, tipos e problemas das comunidades virtuais
13. Compreender os aspetos comerciais das redes sociais
14. Iniciar investigação científica em Web Marketing e Comércio Eletrónico
Caracterização geral
Código
722051432
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Martins, C, Oliveira, T. & Popovič, A. (2014) Understanding the Internet banking adoption: An unified theory of acceptance and use of technology and perceived risk application, International Journal of Information Management, 34(1), 113.
Oliveira, T. & Dhillon, G. (2015) From Adoption to Routinization of B2B eCommerce: Understanding Patterns across Europe, Journal of Global
Information Management, 23(1), 2443.
Oliveira, T. and M. F. Martins (2010) \"Understanding ebusiness adoption across industries in European countries,\" Industrial Management & Data
System (110) 9, pp. 13371354.
Turban, E., D. King, J. Lee, T.P. Liang et al. (2012) Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. Boston: Prentice Hall.
Zhu, K. and K. L. Kraemer (2005) \"Postadoption variations in usage and value of ebusiness by organizations: Crosscountry evidence from the retail industry,\" Information Systems Research (16) 1, pp. 6184.
Método de ensino
A unidade curricular baseiase em aulas teóricas e sessões de seminário. As aulas teóricas incluem a apresentação de conceitos e metodologias e discussão. As sessões de seminário destinamse à apresentação de tópicos selecionados pelos alunos.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª Época três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo sobre o artigo científico (20%) e um teste (40%).
2ª Época três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo sobre o artigo científico (20%) e um teste (40%).
Casos de aplicação de CE em cada capítulo destacamse os problemas reais encontrados por organizações de como desenvolver e implementar CE. Existem questões para ajudar a direcionar a atenção dos alunos para as implicações do caso de estudo. Cada grupo realizará 3 apresentações (15 min. cada).
Artigo científico Serão fornecidos um conjunto de artigos científicos, cada grupo escolhe um artigo para analisar e apresentar (15 min).
Conteúdo
A unidade curricular está organizada em seis Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Visão geral do comércio eletrónico
UA2. E-marketplaces: visão geral dos mecanismos de comércio eletrónico
UA3. Retalho no comércio electrónico:produtos e serviços
UA4. O comportamento do consumidor, marketing na internet e publicidade
UA5. Comércio eletrónico entre empresas (B2B)
UA6. O ambiente da Web 2.0 e redes sociais