Comércio eletrónico

Objectivos

1. Conhecer os principais conceitos relacionados com Web Marketing e Comércio Eletrónico (CE)
2. Compreender o conteúdo e abrangência do CE
3. Conhecer alguns modelos de negócio de CE
4. Compreender e-­marketplaces e as suas componentes
5. Compreender os principais leilões e as suas características
6. Conhecer o retalho electrónico (e­-tailing) e as suas características
7. Compreender os principais modelos de negócios de e-­tailing
8. Identificar factores que influenciam o comportamento do consumidor online
9. Conhecer os objetivos da publicidade na Web e as suas características
10. Conhecer as características do mercado de buy­side e e­procurement
11. Compreender como reverse auctions funcionam no Business-­to-­Business (B2B)
12. Compreender o conceito, estrutura, tipos e problemas das comunidades virtuais
13. Compreender os aspetos comerciais das redes sociais
14. Iniciar investigação científica em Web Marketing e Comércio Eletrónico

Caracterização geral

Código

722051432

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Martins, C, Oliveira, T. & Popovič, A. (2014) ­ Understanding the Internet banking adoption: An unified theory of acceptance and use of technology and perceived risk application, International Journal of Information Management, 34(1), 1­13.

Oliveira, T. & Dhillon, G. (2015) ­ From Adoption to Routinization of B2B e­Commerce: Understanding Patterns across Europe, Journal of Global
Information Management, 23(1), 24­43.

Oliveira, T. and M. F. Martins (2010) ­ \"Understanding e­business adoption across industries in European countries,\" Industrial Management & Data
System (110) 9, pp. 1337­1354.

Turban, E., D. King, J. Lee, T.­P. Liang et al. (2012) ­ Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. Boston: Prentice Hall.

Zhu, K. and K. L. Kraemer (2005) ­\"Post­adoption variations in usage and value of e­business by organizations: Cross­country evidence from the retail industry,\" Information Systems Research (16) 1, pp. 61­84.

Método de ensino

A unidade curricular baseia­se em aulas teóricas e sessões de seminário. As aulas teóricas incluem a apresentação de conceitos e metodologias e discussão. As sessões de seminário destinam­se à apresentação de tópicos selecionados pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação:
1ª Época – três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo sobre o artigo científico (20%) e um teste (40%).
2ª Época – três apresentações de casos de aplicação de CE por grupo (40%), uma apresentação por grupo sobre o artigo científico (20%) e um teste (40%).
Casos de aplicação de CE ­ em cada capítulo destacam­se os problemas reais encontrados por organizações de como desenvolver e implementar CE. Existem questões para ajudar a direcionar a atenção dos alunos para as implicações do caso de estudo. Cada grupo realizará 3 apresentações (15 min. cada).
Artigo científico – Serão fornecidos um conjunto de artigos científicos, cada grupo escolhe um artigo para analisar e apresentar (15 min).

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em seis Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1. Visão geral do comércio eletrónico
UA2. E­-marketplaces: visão geral dos mecanismos de comércio eletrónico
UA3. Retalho no comércio electrónico:produtos e serviços
UA4. O comportamento do consumidor, marketing na internet e publicidade
UA5. Comércio eletrónico entre empresas (B2B)
UA6. O ambiente da Web 2.0 e redes sociais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: