Avaliação da informação

Objetivos

•Compreender e ser capaz de ter uma perspetiva crítica sobre a problemática da avaliação da informação.
•Ser capaz de diagnosticar problemas e projetar soluções que se possam consubstanciar em politicas de avaliação.
•Ser capaz de planear uma atuação no âmbito da avaliação e de integrá­la em sistemas e serviços de informação, tendo em conta o contexto institucional ou suprainstitucional, bem como os aspetos legais e éticos.
•Ser capaz de avaliar informação arquivística em contexto de pré­produção, numa perspetiva integradora com a classificação, ou em contexto de pós­produção, organizada ou por organizar.
•Ser capaz de avaliar informação independentemente dos seus diversos modos de produção, do seu formato ou suporte, do seu contextos de utilização.
•Ser capaz de compreender e aplicar distintas técnicas, métodos e modelos para a elaboração de relatórios de avaliação da informação.

Caracterização geral

Código

722051433

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Couture, C. (1998)– Les calendriers de conservation: fondements théoriques et état des pratiques. Janus: revue archivistique. Paris : Conseil International des Archives. ISSN 0254-­7937. N.º 1, p. 164-­189.
European Commission (2008) ­ MoReq2specification: model requirements for the management of electronic records. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities.
National Archives of Australia (2006) Whole­of­Government Functional Analysis. Canberra: National Archives of Australia
Ribeiro, F.(2005) ­ Novos caminhos da avaliação de informação. Arquivística.net. Rio de Janeiro. Vol.1, n.º 2 (2005), p.53­-74.
Ribeiro, F., Silva, A. M. (2004) –A Avaliação de informação: uma operação metodológica. Páginas a&b : arquivos e bibliotecas Vol. 14, (2004) p.7­-37. Roberts, J. (2005) – Macroappraisal kiwi style: reflections on the impact and future of macroappraisal in New Zealand. Archival Science. Netherlands : Kluwer Academic Publishers. Vol 5, n.º 2­-4, p. 185­-201

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas terão um carácter teórico­prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na seguinte ponderação: ­Trabalho de grupo (apresentação escrita) – 45%; ­ Trabalho de grupo (apresentação oral) – 15%; ­Comentário de textos (individual) – 30%;­Participação (individual) ­10%.

Conteúdo

1. Avaliação da informação: problemática associada
1.1. Enquadramento para a avaliação da informação
• Modelos e projetos nacionais e internacionais
• Princípios e critérios
• Normas, orientações e recomendações
2. Estratégia para a avaliação da informação
• Diagnóstico organizacional
• Contexto legal e ético
• Redes colaborativas
• Dos objetivos à definição de políticas
3. Atuação para a avaliação da informação
• Metodologias, tarefas e instrumentos
• Processos e cultura organizacional
• Definição e integração conceptual e tecnológica de um serviço de avaliação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: