Avaliação da informação
Objetivos
Compreender e ser capaz de ter uma perspetiva crítica sobre a problemática da avaliação da informação.
Ser capaz de diagnosticar problemas e projetar soluções que se possam consubstanciar em politicas de avaliação.
Ser capaz de planear uma atuação no âmbito da avaliação e de integrála em sistemas e serviços de informação, tendo em conta o contexto institucional ou suprainstitucional, bem como os aspetos legais e éticos.
Ser capaz de avaliar informação arquivística em contexto de préprodução, numa perspetiva integradora com a classificação, ou em contexto de pósprodução, organizada ou por organizar.
Ser capaz de avaliar informação independentemente dos seus diversos modos de produção, do seu formato ou suporte, do seu contextos de utilização.
Ser capaz de compreender e aplicar distintas técnicas, métodos e modelos para a elaboração de relatórios de avaliação da informação.
Caracterização geral
Código
722051433
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Couture, C. (1998) Les calendriers de conservation: fondements théoriques et état des pratiques. Janus: revue archivistique. Paris : Conseil International des Archives. ISSN 0254-7937. N.º 1, p. 164-189.
European Commission (2008) MoReq2specification: model requirements for the management of electronic records. Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities.
National Archives of Australia (2006) WholeofGovernment Functional Analysis. Canberra: National Archives of Australia
Ribeiro, F.(2005) Novos caminhos da avaliação de informação. Arquivística.net. Rio de Janeiro. Vol.1, n.º 2 (2005), p.53-74.
Ribeiro, F., Silva, A. M. (2004) A Avaliação de informação: uma operação metodológica. Páginas a&b : arquivos e bibliotecas Vol. 14, (2004) p.7-37. Roberts, J. (2005) Macroappraisal kiwi style: reflections on the impact and future of macroappraisal in New Zealand. Archival Science. Netherlands : Kluwer Academic Publishers. Vol 5, n.º 2-4, p. 185-201
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas terão um carácter teóricoprático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação: Trabalho de grupo (apresentação escrita) 45%; Trabalho de grupo (apresentação oral) 15%; Comentário de textos (individual) 30%;Participação (individual) 10%.
Conteúdo
1. Avaliação da informação: problemática associada
1.1. Enquadramento para a avaliação da informação
Modelos e projetos nacionais e internacionais
Princípios e critérios
Normas, orientações e recomendações
2. Estratégia para a avaliação da informação
Diagnóstico organizacional
Contexto legal e ético
Redes colaborativas
Dos objetivos à definição de políticas
3. Atuação para a avaliação da informação
Metodologias, tarefas e instrumentos
Processos e cultura organizacional
Definição e integração conceptual e tecnológica de um serviço de avaliação