Metadados para Objetos Digitais

Objectivos

• Reconhecer a importância da metainformação na produção, organização, recuperação e preservação de objetos digitais.
• Caracterizar o universo das linguagens de metainformação, seus objetivos e tipos .
• Ser capaz de usar normas, conceber orientações e de aplicar técnicas e outros instrumentos inerentes à gestão de metainformação.
• Compreender a importância da metainformação para a interoperabilidade entre sistemas de informação

Caracterização geral

Código

722051434

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BACA, Murtha (2008) - Introduction to Metadata, 2ª ed. Los Angeles: Getty Publications
LEI ZENG, Marcia; QIN, Jan (2008) – Metadata. London: Facet Publishing.
MALTA, Mariana Curado; BAPTISTA, Ana Alice (2013) - Me4DCAP V0.1: a Method for the Development of Dublin Core Application Profiles. Disponível em http://www.bth.se/fou/forskinfo.nsf/0/a0c0a1e6201379f4c1257bfd0043b178/$file/Mining%20the%20Digital%20Information%20Networks.pdf#page=45
Closs, S. et al. (Ed.) (2014) Metadata and semantic research 8th Research Conference, MTSR 2014, Karlsruhe, Germany, November 27-29, 2014. Proceedings. New York: Springer
MILER, Stephen J. (2011) – Metadata for digital collections. London: Facet Publishing.
PARK, Jung-ran, ed. (2012) - Metadata Best Practices and Guidelines. NY: Routledge
PETERS, Isabella (2009) - Folksonomies: indexing and retrieval in Web 2.0. Berlin: De Gruyter
VAN HOOLAND, Seth; VERBORGH, Ruben (2014) – Linked data for libraries, archives and museums. London: Facet Publishing.

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.
Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.

Método de avaliação

A avaliação será feita de acordo com a seguinte ponderação: Trabalho de grupo (apresentação escrita )(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral (15%),Comentário de textos individual (30%), Participação (10%)

Conteúdo

1. A metainformação e a sua relevância no universo da informação digital: produtores, contextos, usos
2. O universo das linguagens de metainformação: origem, tipos e objetivos.
3. Metadados descritivos: Dublin Core, MODS (Metadata Object Description Schema), EAD (Encoded Archival Description), VRA Core, Schemas.
4. Metadados técnicos e estruturais. Metadados para preservação.
5. Seleção e gestão de linguagens de metainformação. Perfis aplicacionais
6. Metainformação e interoperabilidade entre sistemas de informação. A abordagem OAI-PMH.
7. RDF (Resource Description Framework).
8. Folksonomias
9. Metadados e Web semântica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: