Introdução aos Linked Data - 2. semestre
Objetivos
Possibilitar que o aluno/a adquira conhecimentos e desenvolva competências no domínio dos conceitoschave, tecnologias e normas na base dos dados ligados (linked data)que lhe permitam perceber os objetivos e o potencial subjacentes aos dados ligados no âmbito das bibliotecas e o potencial que podem trazer para uma mais ampla partilha e divulgação dos dados bibliográficos. No final desta UC deverá ser capaz de:
problematizar o contexto das alterações trazidas pela web semântica e, mais especificamente, pelos dados ligados;
problematizar a transformação dos dados bibliográficos e compreender os princípios básicos da sua exposição em dados ligados;
problematizar o futuro dos formatos de comunicação dos dados MARC/UNIMARC.
Caracterização geral
Código
722051435
Créditos
6
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ALEMU, G. e outros (2012). Linked data for libraries: benefits of a conceptual shift from libraryspecific record structure to RDFbased data models. IFLA WLIC 2012, Helsinqui. Disponível em: http://conference.ifla.org/sites/default/files/files/papers/wlic2012/92alemuen.pdf. BERNERSLEE, T. (20062009). Linked data. Disponível em: http://www.w3.org/DesignIssues/LinkedData.html.
COYLE, K. (2013). Library linked data: an evolution. JLIS.it, vol 4, no. 1 (Special issue), p. 5361.
DUNSIRE, G.; WILLER, M.; PEROIĆ, P. (2013). Representation of the UNIMARC Bibliographic Data Format in Resource Description Framework. In: International Conference on Dublin Core and Metadata Applicatons, Lisbon, 2013. Linking to the Future: proceedings. Ed. by Muriel Foulonneau, Kai Eckert. Dublin Core Metadata Initiative, p. 179189.
HOOLAND, S. van; VERBORGH, R. (2014). Linked data for libraries, archives and museums: how to clean, link and publish your metadata. London: Facet Publishing. ISBN 978185604
Método de ensino
A UC será desenvolvida por meio de aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. As tutorias serão orientadas no sentido de promover uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos, garantindo também o acompanhamento personalizado do trabalho de investigação em etapas provisórias, para discussão do enquadramento teórico e melhoria das opções metodológicas.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
análise de um estudo de caso com apresentação oral à turma (30%);
recensão de uma obra com apresentação oral à turma (30%);
Análise e discussão de textos (30%);
Participação nas tarefas propostas nas aulas (10%).
Conteúdo
1. A web semântica e os dados ligados
1.1 Conceitoschave e características específicas
1.2 Tecnologias e normas
1.3 Problemas que os dados ligados podem resolver
2 A modelação dos dados
2.1. XML
2.2 RDF
3 Alterações na natureza dos dados bibliográficos
3.1 Do MARC ao BIBFRAME