Marketing Digital - 2. semestre
Objetivos
Compreender os conceitos de marketing digital e de marketing orientado a dados;
Ser capaz de relacionar o marketing digital com as estratégias e objetivos de negócios e de marketing;
Compreender como estão as empresas a implementar o marketing digital;
Identificar os principais canais que devem ser utilizados para a implementação do marketing digital e para que finalidade;
Ser capaz de descrever quais são os fundamentos e identificar as ferramentas de uma campanha digital.
Caracterização geral
Código
722051436
Créditos
6
Professor responsável
Guilherme Martins Victorino (NOVA IMS), João Francisco Ribeiro da Silva Martins (NOVA IMS)
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Godin, S. (1999) Permission marketing Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers. New York: Simon & Schuster. Berger, J. (2013) Contagious: Why things catch on. New York: Simon & Schuster.
Blanchard, O. (2011) Social media ROI.Boston: Pearson Education.
Jeff Rohrs (2013) Audience: Marketing in the age of subscribers, fans, and followers. Hoboken: Wiley.
Rogers, D. L. The network is your customer: five strategies to thrive in a digital age. New Haven:Yale University Press, 2011
Jeffery,M. (2010) Datadriven marketing: the 15 metrics everyone in marketing should know.Hoboken: Wiley.
Método de ensino
Palestras e discussões nas aulas (os alunos devem participar ativamente nas discussões); Apresentação de estudos de caso e sua análise em aula;
Trabalhos de seminário em grupo com apresentações; Frequência.
Método de avaliação
Métodos de avaliação: tarefas em sala de aula (estudos de caso) 20%; projeto marketing digital com apresentações 40%; frequência 40%.
Conteúdo
INTRODUÇÃO: Marketing Digital e data-driven Marketing
CONTEXTO
Os consumidores - a compreensão do novo consumidor
Visão da empresa - Chief Marketing Officer vs Chief Technology Officer
Conteúdo - o núcleo das estratégias digitais
Estratégia de Media
Owned Mediaos - ativos da empresa (website, enews, mobile ...)
Earned Media - como as empresas estão a utilizar e monitorizar plataformas sociais
Paid Media - ainda relevante no mix de marketing
GOVERNANÇA GESTÃO DE MARKETING DIGITAL
Gestão de projetos digitais: orçamentos , dashboards e modelos de planeamento de campanhas
FUTURO
Marketing e retorno sobre o investimento: metas e métricas para o marketing digital
Modelação da interação social: online vs comportamento do consumidor offline