Curadoria da informação: aquisição e organização - 1. semestre
Objetivos
1. Determinar requisitos e avaliar sistemas de gestão da informação no âmbito do ciclo de curadoria da informação.
2. Compreender os princípios teóricos e metodológicos para a produção/criação, ingestão, aquisição, organização, avaliação e representação da informação.
3. Ser capaz de usar normas, conceber orientações e de aplicar técnicas e outros instrumentos inerentes à produção/criação, ingestão, aquisição, organização, avaliação e representação da informação.
4. Compreender como distintos contextos e modelos sociopolíticos podem influenciar a produção/criação, ingestão, aquisição, organização, avaliação e representação da informação.
5. Identificar os desafios e as soluções para a gestão da informação no mundo em mudança.
Caracterização geral
Código
722051440
Créditos
6
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Cassidy, A. (2005). A Practical Guide to Information Systems Strategic Planning, 2ª ed. Taylor & Francis.
Coelho, J. D. (coord.)(2012). Repensar a Sociedade da Informação e do Conhecimento no Início do Século XXI. Lisboa: Sílabo
Harvey, R. (2010). Digital Curation: a how-to-do-it manual. Londres: Facet.
Hunter,E. J. (2009). Classification made simple: an introduction to knowledge organisation and information retrieval. 3ª ed. Farnham, UK: Ashgate.
Laudon, K. C. & Laudon, J. P. (2007). Management information systems. New Jersey: Upper Saddle River.
Lei Zeng, M. & Qin, J. (2008). Metadata. London: Facet Publishing.
Resmini, A. (Ed.). (2014). Reframing Infomation architecture. New York:Springer
Svenonius, E. (2009).The intellectual foundation of information organization. Boston: MIT Press.
Vital, L. P. , Floriani, V. M., Varvakis, G. (2010). Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão. Informação & Informação. [Em linha]. 15 (1), 85 103.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.
O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala.
Método de avaliação
Conteúdo
1. O conceito de curadoria da informação e os modelos e atividades existentes.
2. O ciclo de curadoria da informação.
3. Criação de dados, informação e documentos.
4. Documentos e evidência.
5. Aquisição. Captura / coleta de dados, informação e documentos, em ambiente híbrido e digital, em conformidade com as políticas documentadas.
6. Organização da informação em ambiente híbrido e digital. Modelos e ferramentas. Sistemas de organização. Ontologias, classificações, tesauros.
7. Estruturas e linguagens de metainformação descritiva e de representação, estrutural e técnica.
8. Avaliação, seleção e eliminação de dados, informação e documentos de acordo com políticas e legislação.
9. Transferências e migração para repositórios/centro de dados.